Se já viu a mais recente temporada de "Emily In Paris", sabe exatamente do que se trata. A McBaguette (uma baguete feita pelo McDonald's de França) foi a estrela do primeiro episódio desta terceira temporada. Mas, neste caso, a realidade ultrapassa a ficção: a McBaguette existe mesmo.
A proposta surge na série da Netflix quando Doug, o ex namorado da protagonista, Emily Cooper, avisa a assistente de marketing que o McDonald's está à procura de uma agência francesa para lançar o produto.
Emily (Lily Collins), enquanto assistente de marketing da nova empresa de Sylvie (e, simultaneamente, da Savoir), vê imenso potencial, já que este é um cliente importante e com dinheiro. Porém, quando apresenta a ideia à patroa, interpretada pela atriz Philippine Leroy-Beaulieu, não obtém a aprovação desejada, já que não se trata de uma marca de luxo, segmento que costumam trabalhar.
A persistência da norte-americana vence mais uma vez e acabam por avançar para uma campanha com "aspeto clássico", assim como Emily a descreveu ao cliente. "Os franceses gostam muito do McDonald's", sublinhou a chefe. "Acham que é um pequeno luxo", acrescentou Emily.
Os espectadores conseguem um vislumbre deste novo produto quando Gabriel (Lucas Bravo) leva Emily a almoçar a um McDonald's parisiense. "Isto é tão chique", reage a personagem principal. "É um McDonald’s na mesma, mas adaptado à cultura francesa", explica o cozinheiro, referindo-se ao espaço da marca nos Campos Elísios.
E a verdade é que a McBaguette pode mesmo ser degustada na vida real. De acordo com a NBC News, surgiu em 2012 e, desde então, tem feito regressos esporádicos enquanto produto de edição limitada. Para a promoção da terceira temporada de "Emily In Paris", está de volta, mas, mais uma vez, não de forma definitiva.
"O mais francês dos nossos hambúrgueres está de volta ao McDonald’s" é como a anunciam, estando em causa uma baguete crocante, que vai ao forno, para depois levar dois hambúrgueres de carne, alface, fatias de queijo Emmental francês e molho com duas mostardas.
Mas este retorno é especial, já que criaram todo um menu Emily In Paris, que, além da McBaguette, contempla batatas fritas de tamanho médio, bebida à escolha de tamanho médio e dois maracons (um de cereja e outro de brownie). Está à venda em França por 11,55€.
A MAGG contactou a McDonald’s Portugal a fim de perceber se este produto ou menu iriam estar disponíveis em terras lusas, obtendo a seguinte resposta: "Não está previsto o lançamento em Portugal do McBaguette. Trata-se, atualmente, de um produto exclusivo do mercado francês, ao gosto dos consumidores locais". À semelhança do McBaguette, existiram, em Portugal, por exemplo, a McBifana e o McLusitano.