Todos os anos acontece a mesma coisa. Tarde de dia 24 de dezembro, todo o comércio fechou, está no conforto de sua casa a preparar-se para o jantar de Natal e, de repente, dá-se o clique: faltou comprar o presente para a vizinha da frente, aquela que sempre que precisa, tem uma cebola a mais, um pouco de farinha ou azeite quando acaba. E é quase certo que a vizinha já tem um presente pronto para lhe oferecer. 

Se está nesta situação e acha que não existe forma de resolver o problema, temos a solução: só precisa de alguns ingredientes e alguns minutos para preparar uns queques de gengibre bem natalícios. E já que vai ter de passar algum tempo na cozinha e até já tem o forno ligado para preparar alguns doces, porque não juntar mais um à lista? Com sorte, ainda sobram alguns para o pequeno-almoço do dia de Natal. 

Além do gengibre, que lhes dá um toque a especiarias que remete para o Natal, estes queques levam também Açúcar Mascavado Sidul, um açúcar não refinado que é o primeiro a ser extraído do suco da cana de açúcar. Por isso mesmo, tem um tom acastanhado devido ao melaço, existente na cana de açúcar, e os seus cristais são maiores quando comparados com outros tipos de açúcar. Quanto ao aroma, tem umas notas de rum e baunilha, o que vai elevar ainda mais os sabores dos seus queques de gengibre. 

A receita, tal como a da Tarte de Pastel de Nata e do Bolo de Chocolate Natalício, é de Maria e Margarida, autoras da página Num Instante. Veja o vídeo para saber como preparar esta receita e, se quiser conhecer mais receitas natalícias, passe pelo site da Sidul e veja o Calendário de Advento de Natal onde pode encontrar uma nova receita por dia.

Queques de Gengibre

Ingredientes (para os queques):

— 1 chávena de Sidul açúcar mascavado
—150 gramas de margarina
— 3 ovos
— 1 iogurte natural
— 30 gramas de gengibre cristalizado ou 2 colheres de café de gengibre triturado
— 2 1⁄2 chávenas de farinha (uma chávena é igual à medida do iogurte)
— 1 colher de chá de fermento em pó

Ingredientes (para a cobertura):

— 100 mililitros de natas
— 100 gramas de queijo tipo Philadelphia
— 100 gramas de queijo Mascarpone
— 2 colheres de café de gengibre

Preparação:

Pré aquecer o forno a 180 graus.

Bater o Açúcar Mascavado Sidul com a margarina. Depois, separar as gemas e as claras e adicionar as gemas ao preparado. De seguida, juntar o iogurte.

Acrescentar a farinha, o fermento e o gengibre aos líquidos.

Bater as claras em castelo e envolver a massa delicadamente

Dispor em formas de queques e levar ao forno a 180 graus durante 15 a 20 minutos. 

Enquanto isso, prepare a cobertura começando por bater as natas e reservar. Depois, bater os dois tipos de queijo com o gengibre. 

Quando estiverem bem envolvidos, juntar os dois cremes. 

Depois de tirar os queques do forno, deixe arrefecer para, depois os decorar, e estão prontos a servir (ou oferecer à vizinha). 

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.