Snack. Um termo curto, que faz alusão a pequenas quantidades, mas que, mesmo assim, significa muito para tanta gente. Este conceito refere-se à refeição ligeira que consome em vez da principal ou entre refeições. Por outras palavras, um vício indispensável e guloso.

É aos snacks que recorre quando sente a barriga a dar horas, aquele "ratinho" inesperado, a larica que não dá para ignorar. Os snacks são o que procura quando não lhe apetece cozinhar, quando precisa de algo mais rápido, prático e leve, mas igualmente delicioso.

SABOR DO ANO 2024. Do salame aos rissóis, veja quais são os produtos mais saborosos do País
SABOR DO ANO 2024. Do salame aos rissóis, veja quais são os produtos mais saborosos do País
Ver artigo

Das bolachas às pipocas, sem esquecer as frutas, os snacks vão até onde a sua imaginação for, como é o caso dos premiados Foodies, da Ehrmann, um substituto de uma refeição. Por isso, não se admire se não tiver fome durante umas boas horas. E como as possibilidades são infindáveis, há que reduzi-las, para facilitar o momento da escolha. É esse mesmo o papel do SABOR DO ANO, o prémio de qualidade líder no setor alimentar em Portugal.

Este símbolo indica qualidade há quase 30 anos. Quando estiver à procura das melhores batatas fritas ou dos frutos secos a não perder, tente identificar o selo SABOR DO ANO, já que todos os produtos que o possuem são considerados superiores à concorrência.

Os vencedores dos prémios SABOR DO ANO 2024 são divididos por várias categorias. Já lhe dissemos quais foram os produtos de pastelaria e padaria distinguidos, assim como as frutas e legumes que mereceram destaque. Está na hora de conhecer os snacks de topo — mas não sem antes perceber quem toma esta decisão.

Como são escolhidos?

Os produtos candidatos ao prémio são testados num exame gustativo sem qualquer referência à marca (de modo a garantir a imparcialidade), por um painel de 80 consumidores selecionados de acordo com os seus hábitos de consumo.

Este momento decorre num reputado laboratório de análise sensorial em Portugal. Neste processo totalmente restrito, rigoroso e imparcial, são tidos em conta cinco critérios: sabor, aspeto, odor, textura e satisfação global.

O produto em questão deve não só conquistar uma nota superior a seis (de um a dez) como ser a nota mais alta entre os concorrentes. Cumpridas estas normas, passa a ser premiado SABOR DO ANO.

Quais são os snacks premiados?

Saiba mais sobre os produtos acima nos sites ALDILidlFrubis,  Ti-ti e EHRMANN.

O prémio SABOR DO ANO foi criado em 1995, em França, pela Monadia e está atualmente presente em vários países. Em Portugal, Espanha, México e Colômbia é representado pela Global Quality Ibéria.

Todos os produtos que estão no mercado podem candidatar-se, independentemente da categoria ou da empresa a que pertençam, sejam eles novos lançamentos ou reformulações de marcas locais, nacionais ou internacionais comercializadas em Portugal.

Os produtos podem apresentar-se em várias edições, mesmo que tenham sido premiados em anos anteriores. Desta forma, conseguem reforçar a sua distinção.

Além do selo clássico existem diferentes prémios que possibilitam à marca potenciar as caraterísticas diferenciadoras do produto e/ou a política de produção da empresa, tais como: "sustentável", "made in Portugal", "top inovação", "veggie", "vegan", "sem lactose", "sem glúten", "bio" e "kids".

Consulte aqui a lista completa de vencedores do SABOR DO ANO 2024