Todos tínhamos a esperança de que a pandemia mudasse a forma como nos relacionamos, aumentasse a entreajuda, solidariedade, compreensão, e fosse criado um mundo mais perto do que imaginamos ser o ideal. Apesar de as notícias no telejornal frequentemente desvanecerem essa esperança, a iniciativa #sópelapositiva, promovida pela startup portuguesa Classihy, vem mostrar que há sempre coisas boas a tirar das situações mais negativas.
A empresa criada para ajudar os negócios a obter melhores resultados já tinha apoiado o sector do turismo através das iniciativas #VoltaremosPortugal, que tinha como objetivo atribuir prémios a quem partilhasse uma fotografia do hotel ou restaurante favorito. E também esteve envolvida na campanha de atribuição de vouchers com descontos pela Delta para quem consumisse numa seleção de restaurantes, pastelarias e cafés.
A mais recente oferta implica apenas um elogio. Aquilo que os clientes têm de fazer é aceder ao site da Classihy, escolher um estabelecimento, elogiar a equipa de funcionários de um restaurante ou hotel, e mencionar um funcionário em particular.
A avaliação da equipa ou do funcionário em específico pode chegar às cinco estrelas, número que pode ser atingido através de um processo de escolha múltipla que inclui critérios de qualidade — como simpatia, sugestões, eficácia e apresentação —, bem como perguntas rápidas sobre o próprio staff.
A plataforma tem já registados centenas de estabelecimentos, mas se não encontrar o espaço ou funcionário que pretende elogiar, pode acrescentá-lo à lista da plataforma. Depois? É só fazer figas para que seja o vencedor de um dos vouchers de 100 euros sorteados todos os meses (pelo menos até ao fim do ano).
O valor pode ser usado em hotéis, restaurantes bares, e até em alguns cafés e pastelarias, em todo o País. E, além disso, também o staff mais elogiado irá também receber vouchers para gastar num dos espaços inscritos na Classihy.