Quando o assunto é não conseguir dormir, vale um bocadinho de tudo para tentar pregar olho na cama: pôr uma série, trocar para um filme, mudar de posição, ir à casa de banho e até contar não sei quantos carneirinhos (quem nunca?). Que dormir mal faz mal à saúde, já toda a gente sabe, mas será que conhece verdadeiramente alguns dos benefícios mais importantes de noites de sono sem perturbações?

Tirando o facto de ser uma necessidade fundamental, na medida em que o nosso cérebro precisa de um tempo de repouso depois das mais variadas atividades que adotámos durante o dia, dormir bem (e de forma regular) só traz benefícios ao corpo e à mente.

Mostramos-lhe o exemplo de 4 vantagens de ter um sono saudável.

Ajuda a controlar o peso

Sim, é real. Em média, durante a noite, uma pessoa saudável gasta 80 calorias por hora de sono. Mas não basta dormir, é preciso dormir bem.

Noites mal dormidas ou com pequenos distúrbios ajudam a aumentar o apetite. Isto porque, ao longo da noite, o estômago produz uma hormona que ajuda na digestão, a grelina. Quando dorme poucas horas, esta hormona pode ser produzida em maior quantidade, o que provoca um aumento da fome.

Além disso, a hormona do crescimento, que estimula a redução da gordura corporal e trabalha na manutenção da massa magra, é produzida em maior quantidade durante o sono. Quanto mais horas dormir, mais estimula a redução de massa gorda.

Ajuda a melhorar o humor

Acordar mal-humorado até pode ser coisa de feitio, certo, mas estar o dia todo sem conseguir ter energia para mais nada, só pode ter uma explicação. E sim, adivinhou: poucas horas de sono.

Sete a oito horas de sono é o tempo indicado para garantir que, no dia seguinte, terá mais disposição, mais energia e melhor humor para enfrentar todos os desafios.

Ajuda a reduzir o stresse

Já se apercebeu de que está cada vez mais stressado? Uma das respostas para resolver o problema poderá passar por dormir mais. 

É que durante a noite, o corpo reduz a produção das duas hormonas que promovem o stresse: o cortisol e a adrenalina. Além disso, a redução do cortisol e da adrenalina ajuda a aumentar os níveis de melatonina que promovem um boa noite de sono.

Ajuda a ativar a memória (e a lembrar-se de tudo)

Durante o sono, o cérebro processa, consolida e arquiva tudo aquilo que viveu ao longo do dia. Este processo de limpeza permite receber e assimilar novas informações no dia seguinte. Mas da mesma forma que limpa essa informação, o cérebro arquiva e fixa dados. Como se passasse a informação de um pasta temporária para outra definitiva.

Se por algum motivo quebrar o ciclo, prejudica a sua memória e a continuação deste processo.

Se sente dificuldade em dormir ou acorda várias vezes ao longo da noite, é natural que tenha dificuldade em armazenar toda esta informação de forma correta. Para garantir que dorme profundamente e dá ao seu corpo todos estes benefícios, comece por adotar um ritual de noite. 

Uma das técnicas que o podem ajudar passa por pôr uma playlist para dormir. E antes que pergunte: sim, há mesmo uma playlist pensada para este momento e com canções que o vão fazer relaxar.

Durma bem, desperte como novo

Para ajudar no combate às noites mal dormidas, recomendamos um complemento especial: Aquilea Sono Forte, para um sono profundo e descansado. Com mais de 45 anos de investigação, Aquilea está do seu lado neste processo. Como? Aquilea Sono Forte é o primeiro comprido do mercado que o ajuda a ultrapassar as três necessidades mais comuns no sono: adormecer rápido, não acordar durante a noite e passar por um sono reparador. 

Composto por três camadas e desenvolvido com ingredientes naturais, o Aquilea Sono Forte foi produzido para que cada camada atue em cada uma das três necessidades.

A primeira camada é de libertação imediata e vai ajudá-lo a adormecer sem que, para isso, tenha de ficar horas às voltas na cama. Esta camada é composta por uma super e inovadora combinação que junta 1,95 mg de melatonina, vitamina B6, vitamina D e piperina (extrato de pimenta preta).

Estes últimos ingredientes funcionam com uma ação sinérgica na absorção da melatonina.

Para garantir que não quebra os seus ciclos de sono, a segunda camada é libertada a meio da noite (libertação retardada) e é composta por relaxantes como passiflora, papoila da Califórnia e Grifónia (5-HTP), um percursor da serotonina a partir do qual se produz a melatonina no organismo. Estes três ingredientes vão ajudá-lo na manutenção do sono sem despertares noturnos e contribuir para a contínua produção de melatonina naturalmente.

Por fim, a terceira camada atua durante toda a noite para garantir um sono profundo e reparador. Através da erva cidreira e da valeriana, vai sentir-se relaxado durante toda a noite e passar por um sono mais descansado.

Com uma carreira de sucesso e uma rotina agitada, o locutor e apresentador Pedro Fernandes conta com Aquilea Sono Forte para o ajudar a garantir noites descansadas e um sono reparador.

Conheça toda a gama da Aquilea e as versões adaptadas a cada uma das suas necessidades no site da marca.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.