Este termo, que se refere à rotina de cuidados de pele, tem sido cada vez mais utilizado. Está na hora de aderir finalmente ao conceito, que já se trata de uma indústria altamente tecnológica e personalizada.
De braço dado com a tecnologia e a ciência, esta área tem criado produtos que combinam inovação, sustentabilidade e inclusão. Se tem vindo a adiar desenvolver um método passo a passo coerente, eficaz e necessário de cuidados para a sua pele por não saber por que produtos optar, chegou a oportunidade perfeita para descobrir. Além disso, há que ficar a par das tendências de skincare para 2025.
Descubra todas estas tendências em detalhe, pelos especialistas de skincare da Perfumes & Companhia e marque a sua avaliação gratuita. Aproveite ainda até - 40% de desconto nos melhores produtos de skincare até 3 de fevereiro.
1. Simplificação das Rotinas de Skincare
Com a correria do dia a dia, as rotinas de skincare têm vindo a ser simplificadas para que seja possível alcançar a máxima eficácia com os mínimos passos. Assim, tem-se notado uma valorização dos produtos que combinam várias funções, como hidratantes com proteção solar e propriedades antioxidantes e produtos "tudo-em-um".
2. Avanços nas Fórmulas de Protetores Solares
Os protetores solares têm fórmulas melhores a cada dia que passa, para atender aos desafios modernos. Além dos raios UV, já protegem contra a luz azul (emitida por dispositivos eletrónicos), a radiação infravermelha e a poluição ambiental. O La Protection Idéale, da EISENBERG, preenche estes parâmetros (e contém ácido hialurónico).
Este creme multifuncional foi desenvolvido para proteger a pele contra efeitos nocivos. A sua fórmula combina uma série de ingredientes eficazes, começando pelo Fator de Proteção Solar (FPS) 50, que oferece uma proteção robusta contra os raios UVA e UVB, prevenindo danos solares e o envelhecimento precoce da pele.
Além disso, são particularmente eficazes contra os efeitos da luz azul, ajudando a reduzir a inflamação e o stress oxidativo provocado pela exposição prolongada aos dispositivos eletrónicos. Encontre este e outros produtos da marca EISENBERG em exclusivo nas lojas Perfumes & Companhia.
Também o Urban Shield & Glow SPF 50+ PA++++ da SWISS PERFECTION é um protetor solar de elevada eficácia, desenvolvido para oferecer proteção de amplo espectro contra os danos causados pelos raios UVA, UVB e pela luz azul. Este produto não só protege contra os efeitos nocivos da exposição solar, mas também atua como um escudo contra a poluição, que pode prejudicar a saúde da pele.
Curiosidade: este produto é ideal para todos os tipos de pele e pretende torná-la mais jovem, revitalizada, saudável, luminosa e resistente.
A SWISS PERFECTION é uma marca de prestígio, desenvolvida com base na mais avançada tecnologia suíça e focada na regeneração e rejuvenescimento da pele.
3. Exossomas: Potencial e Controvérsia
Os exossomas, partículas que facilitam a comunicação entre células, representam uma inovação promissora em tratamentos de reparação e regeneração da pele. Aplicados em produtos como séruns e máscaras, os exossomas prometem melhorar a elasticidade, reduzir rugas e acelerar a recuperação após tratamentos agressivos, como peelings químicos.
Curiosidade: os exossomas podem ajudar a tratar cicatrizes de acne, danos solares e feridas, bem como a rejuvenescer a pele.
No entanto, por serem uma tecnologia emergente, a regulamentação e os estudos sobre a sua segurança ainda são limitados.
4. Foco na Reparação da Barreira Cutânea
A reparação da barreira cutânea mantém-se no centro das preocupações, especialmente num mundo onde a poluição e o uso excessivo de ácidos e retinóides comprometem a saúde da pele. Por isso, para o ano de 2025, pode contar com produtos que valorizam cada vez mais a reparação e o fortalecimento da barreira cutânea, com ingredientes para esse efeito.
Curiosidade: por ter propriedades antioxidantes, o esqualano combate danos celulares e ainda sinais de envelhecimento precoce.
Destaca-se o novo sérum da BIOSSANCE Squalane + Firm and Lift Dual, que hidrata profundamente a pele e retém a humidade. Tem na sua composição o esqualano, derivado da cana-de-açúcar. Quando agitado, as duas camadas unem-se, proporcionando uma textura leve e fácil de absorver, sem deixar a pele oleosa.
Em Portugal, a BIOSSANCE é uma marca de venda exclusiva nas lojas da Perfumes & Companhia.
5. Personalização Avançada e Tecnologias Inteligentes
As marcas passaram a oferecer fórmulas adaptáveis, criadas com base nos dados dos consumidores, que pretendem agora alcançar resultados específicos. Como? Através de ferramentas como scanners portáteis, que ajudam a analisar a pele em tempo real e fornecem recomendações personalizadas. Este nível de personalização reflete uma abordagem "data-driven".
Curiosidade: certas marcas já recorrem a dispositivos como espelhos inteligentes para criar soluções como ampolas personalizáveis.
Nesse sentido, durante o mês de janeiro, pode encontrar, nas lojas Perfumes & Companhia, especialistas de marcas como Eisenberg, Shiseido, Lancôme, Sisley e Clarins, que a ajudarão a fazer o seu diagnóstico de pele e aconselhamento personalizado. Consegue consultar o calendário de ações de skincare, por loja e por marca, em perfumesecompanhia.pt.
6. Sustentabilidade e Consumo Consciente
O impacto ambiental dos produtos de skincare está a tornar-se uma preocupação central para consumidores e marcas. Soluções como embalagens reutilizáveis, recargas e fórmulas livres de microplásticos são cada vez mais comuns.
Além disso, os ingredientes mais naturais e de origem ética estão a substituir os sintéticos em várias fórmulas. Outra tendência é o uso de biotecnologia para criar ativos idênticos aos naturais, mas com menor impacto ambiental, como o esqualano (presente no novo sérum da BIOSSANCE), derivado de fermentação em vez de extração de plantas.
7. Inclusão e Diversidade no Skincare
Ainda sobre as tendências do skincare para 2025, a inclusão e a diversidade têm sido cada vez mais valorizadas, com o desenvolvimento de linhas de skincare premium com opções mais económicas e eficazes, que atendem a diferentes tons e tipos de pele, assim como a questões específicas, como hiperpigmentação.
A NOVEXPERT é exemplo disso. Esta marca, vendida em exclusivo na Perfumes & Companhia, lançou recentemente o sérum Pro-Retinol Dual Booster, que combina três ingredientes principais para combater os sinais de envelhecimento da pele e melhora a sua textura e luminosidade.
Curiosidade: a NOVEXPERT é uma marca de skincare com produtos 100% naturais, sem ingredientes sintéticos.
A diferença para outras marcas são os altos níveis de concentração e o desenvolvimento feito exclusivamente por médicos e biólogos moleculares reconhecidos em dermatologia. Contudo, a marca prima também pela sua relativa acessibilidade a nível de preço, quando comparada com marcas de luxo.
A mais recente novidade da marca é o sérum Pro-Retinol Dual Booster que combina três ingredientes principais para combater os sinais de envelhecimento da pele. A sua ação eficaz e suave é indicada para todos os tipos de pele, exceto as oleosas, e proporciona um tratamento avançado contra os sinais de envelhecimento.
Curiosidade: este produto está certificado como um "tratamento terapêutico antirrugas" na Coreia, estando assim aprovado pelos aficionados de k-beauty.
Estas tendências para 2025 mostram um equilíbrio entre ciência, tecnologia e responsabilidade ambiental, criando uma visão mais consciente e personalizada do cuidado com a pele.
A diversidade, a tecnologia e a ciência
Afinal, tem pele normal, seca, oleosa ou mista? É isso mesmo que vai descobrir. Depois, há que aprender o que terá de fazer nesta rotina de skincare, desde a limpeza aos cuidados específicos e até à proteção solar. Entenderá também a forma como cada passo é super importante.
Com o mote "Dê o melhor à sua pele", a ação "Skincare & Me" vai ajudá-la a traçar um plano detalhado e tornar ainda mais fácil esta resolução. E porque a pele vem com muitos desafios, passará a saber como superá-los, tais como a desidratação, as manchas ou a sensibilidade, caracterizada por irritação, vermelhidão e descamação.
Tendo tudo isto em mente, a Perfumes & Companhia promoveu o shooting editorial "Skincare Lab", que teve como cenário o laboratório da recém-criada Fundação GIMM–Gulbenkian Institute for Molecular Medicine e que reuniu a comunidade de beleza em Portugal.
"Esta aproximação à ciência faz-nos todo o sentido. Sem ciência não há compreensão do corpo humano, dos seus desafios e limitações, e sem tecnologia não há desenvolvimento e inovação aos mais diversos níveis. Assim, enaltecemos toda a investigação científica e tecnológica que está por trás das marcas e produtos de skincare que comercializamos, nomeadamente as marcas que podem encontrar exclusivamente nas nossas lojas, como a Eisenberg, a Novexpert, a Biossance e a Swiss Perfection", afirma a Head of Digital do retalhista de beleza, Marta Lousada.
Para participar neste shooting, a Perfumes & Companhia convocou a comunidade de beleza em Portugal: influencers e criadores de conteúdo, a sua equipa interna de marketing, digital e lojas, e também a equipa das marcas, enaltecendo desta forma a diversidade de peles e beleza.
Ao manter uma rotina de skincare adequada, vai evitar o envelhecimento precoce e contribuir para manter uma pele saudável. Caso queira aproveitar, basta dirigir-se a uma loja Perfumes & Companhia, onde poderá adquirir produtos para testar em casa, usufruindo de descontos promocionais de até 30% e cartão de desconto adicional de até 15% em compras de skincare.