Tem aquele "bichinho" da curiosidade acerca da sensação de voar? Já saltou de para-quedas e ficou viciado na sensação? Saiba que já não precisa de subir (literalmente) ao céu para sentir o vento na cara, a queda livre, o frio na barriga e a adrenalina inerentes.
Há quatro anos que a DreamFly tem mostrado a quem por lá passa como é voar. Já lá vão 90 mil voos desde que chegou à capital portuguesa (e 30 mil visitantes). Como? Através de um túnel de vento que é nada mais nada menos que um simulador vertical de indoor skydiving.
Localizado junto ao Centro Comercial Alegro Sintra, em Rio de Mouro, este equipamento de última geração produz ventos com uma velocidade de até 300 km/h, numa estrutura com atmosfera controlada, com mais de três metros de largura e dez de altura. Cada voo equivale a um salto de quatro mil metros de altitude.
Voámos com a DreamFly Portugal
Nesta escola de voo, o objetivo é, com o tempo e a prática, passar a conseguir voar sozinho e aperfeiçoar as várias técnicas. O Diretor-Geral da MAGG, Ricardo Martins Pereira, aceitou o desafio da DreamFly Portugal sem hesitar. "Já tinha experimentado esta experiência uma vez com os meus filhos. E foi incrível. Mas nessa altura estava lá mais por eles, para lhes proporcionar viver uma aventura diferente. Desta vez fui mesmo só para ser eu a curtir. E agora fui eu que me senti uma criança", explicou à MAGG.
A formação começou pelo trabalho em torno da estabilidade da postura corporal, que se revelou essencial para a construção de uma base sólida para a prática. Depois disso, treinou os movimentos básicos de entrada e saída do túnel, viragens e mudanças de direção.
"A técnica é fundamental. E é algo que se aprende não só com as explicações teóricas que nos são dadas antes de voarmos, como, depois, durante o voo. Aprender a controlar o corpo, mover os braços, esticar ou recolher as pernas, é muito importante para conseguirmos ter uma sensação de total controlo sobre o corpo. E isso só se consegue ao fim de alguns minutos dentro do túnel de vento", contou Ricardo Martins Pereira.
A componente teórica esteve presente antes e depois de cada sessão, acompanhadas pelo fundador da DreamFly Portugal, Matt Hill, com mais de 20 anos de experiência em skydiving e indoor skydiving, ex-campeão mundial de skydiving e detentor do recorde mundial da modalidade. "Ver o Matt Hill dentro do túnel de vento é, só por si, uma experiência. E conseguimos perceber o que se consegue desfrutar desta experiência conseguindo dominar a técnica. É um espetáculo, mesmo".
Ao fim de três aulas exclusivas, cada uma de cinco minutos, e de muitos progressos, Ricardo Martins Pereira tornou-se praticamente autónomo — ou, como designado por esta escola, um DreamFly Pro Flyer. "Para terem uma ideia, quando saltei de para-quedas a 5 mil metros, estive em queda livre durante 1 minuto. Aqui, quando fiz o DreamFly Pro Flyer, estive dentro do túnel de vento 15 minutos, ou seja, o equivalente a 15 saltos. E é o tempo suficiente para se conseguir aprender a técnica, dominar o corpo, aprender a subir, a descer, avançar, recuar, e consegue-se tirar o máximo de prazer. Saí de lá com o meu diploma de Pro Flyer, ou seja, já posso viver esta experiência de forma autónoma, embora seja sempre obrigatório estar presente um monitor".
Como posso experimentar?
A DreamFly disponibiliza opções ao melhor preço para as primeiras experiências de voo. Há pacotes individuais que incluem dois voos cada e individuais deluxe, com o dobro do tempo de voo. A mesma oferta está disponível também para crianças dos quatro aos 12 anos.
Também pode adquirir pacotes para amigos, família ou grupos (como presentes de Natal excelentes) e até organizar o seu evento nas instalações DreamFly, seja uma festa de aniversário ou até um team building, onde conseguirá aprender as noções básicas de bodyflying.
A experiência de uma hora inclui aluguer de equipamento, treino teórico antes da sessão, assistência pessoal de um instrutor especializado durante todo o voo e diploma no final. Todas as manobras realizadas e respetivas variações de velocidade baseiam-se no peso de cada utilizador para uma prática totalmente ajustada a cada pessoa.
Esta experiência com garantia de total segurança é apropriada para qualquer idade a partir dos quatro anos. O túnel de vento da DreamFly Lisboa está aberto todos os dias junto ao Centro Comercial Alegro Sintra, em Rio de Mouro. Já a DreamFly Porto fica perto da Galeria Comercial Auchan Maia.