Já ninguém te dúvidas quanto à urgência de termos hábitos mais sustentáveis, certo? Já não chega reciclar ou deitar as beatas no cinzeiro e não no chão. O caminho faz-se todos os dias e nos gestos mais comuns. Até mesmo numa ida à praia.
A pensar nisso, a MAGG foi traz-lhe sugestões de biquinis e fatos de banho feitos com materiais sustentáveis.
A coleção de Verão 2020 "Mar afora, coração adentro" da Voke é a primeira desta marca a ter este selo de cuidado ambiental. Conta com um conjunto de 16 peças cheias de cor, atitude, e textura.
A marca decidiu recriar algumas das suas peças favoritas com têxteis e materiais ecológicos. Foram assim usadas lycras com base de fio Econyl, um tecido sustentável, feito com redes de pesca e outros resíduos de nylon abandonados no mar.
Por ser uma coleção tão especial, é também mais exclusiva, e com menos peças.
Mas como a Voke, há mais duas marcas a apertar os critérios na hora de escolher os materiais com que fabricam os seus produtos. Ora veja:
Conscious Swimwear
Quando foi mãe, Joana Silva decidiu usar o tempo livre para se dedicar à costura. fez um curso e desse curso saiu um biquíni. Foi assim que, juntando o gosto e as preocupações ambientais nasceu a Conscious Swimwear, uma marca de biquínis em que tecido é feito a partir de plástico recolhido dos oceanos. A partir daí é feito por costureiras de forma a que se aproveite cada centímetro.
Tuhkana Swimwear
A portuguesa Rute Ribeiro Martins criou a Tuhkana Swimwear enquanto vivia na Irlanda, em 2015. Quatro anos depois, lançou a coleção de verão Pacific Time com um tecido que protege contra os raios ultravioletas. E para além de bloquear os raios solares, o material desta linha tem uma estrutura sintética e é biodegradável. A preocupação com a sustentabilidade é um dos grandes pilares da marca. Aliás, qualquer produto da marca pode ser reciclado e caso vá para o lixo, degrada-se completamente entre dois a cinco anos.
Veja na nossa fotogaleria 17 opções de biquínis e fatos de banho destas marcas que ajudam o ambiente.