O preto nunca passa de moda. É um tom elegante, que favorece todas as silhuetas e que nos consegue conferir a sensação de que estamos arranjados, mesmo quando o look está mais básico. Ao longo dos anos, várias cores tentaram competir com este tom, mas o azul-marinho parece ser aquela que está pronta para ganhar o jogo.
Este tom de azul só recebeu o nome pelo qual o conhecemos hoje em 1840, mas remete para a autoridade, disciplina e até para a nobreza, tendo uma história rica que remonta ao século XVIII. Foi nessa altura que foi adotado pela Marinha Britânica para os uniformes dos oficiais. Agora, é uma das tendências do momento.
O que torna o azul-marinho tão especial? Primeiro, consegue esconder manchas com facilidade – perfeito para os mais desastrados, portanto. Além disso, transmite confiança sem esforço e, ao contrário do preto, que ainda é visto por muitos como austero e demasiado pesado, é capaz de oferecer a mesma elegância, mas com mais frescura.
Com tantas qualidades a abonar a favor deste tom, o azul-marinho tem conquistado toda a gente. De calças a casacos, passando por sweatshirts e saias, esta cor tem sido uma aposta certeira para os ícones de estilo. É o caso de Gigi Hadid e Jennifer Lopez, por exemplo, que já foram vista a adotá-la.
Precisa de ainda mais provas de que é daquelas tonalidades que estão cada vez mais na berra? Então, basta olharmos para o Instagram Data But Make It Fashion, que diz que, em novembro, a popularidade deste tom aumentou em 49% – além de ter tido uma clara expressão nas coleções de outono/inverno de 2024 de marcas como Louis Vuitton, Miu Miu e Coach.
Com os saldos de inverno a decorrer até o gás, é melhor aproveitar enquanto duram para investir nesta cor, que se tornou a nova alternativa ao preto (vá por nós, é um caminho sem volta). Fomos à procura das melhores opções com descontos, para que possa renovar o seu guarda-roupa sem comprometer o orçamento.