O mundo da moda é de poucas certezas e de muitas mudanças, mas pelo menos nisto não parece haver dúvidas: há modelos que são eternos e estão sempre in. Estes modelos são tão icónicos que têm o poder de o relembrar de pessoas, de momentos ou de fases importantes e inesquecíveis da vida. As 501® da Levi’s® são assim — icónicas e intemporais. E não é por acaso. Afinal, foram o primeiro par de jeans do mundo. Sugiram em 1873 e este ano celebram 150 anos de existência e de história. Muita história.

E isto só prova uma coisa: que há peças que nos acompanham para sempre, ditando tendências, acompanhando mudanças e reinventando-se ao longo dos anos. É a isto que chamamos clássicos.

Durante 150 anos, as 501® fizeram parte de momentos marcantes da vida de várias pessoas e resistiram a acontecimentos marcantes da história da humanidade — como a Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945, ou a queda das Torres Gémeas, nos EUA, em 2001.

"Poucos produtos estiveram presentes de forma tão consistente em tantas experiências humanas e por tanto tempo como os 501®”

Cada par de jeans conta uma história e é a representação de eventos históricos, que agora ganham vida. Para celebrar mais de um século de vida, a Levi’s® preparou uma campanha que recorda e partilha conquistas. “The Greatest Story Ever Worn” que em tradução livre quer dizer A Melhor História Alguma Vez Vestida, é o nome da campanha que, durante este ano, vai partilhar algumas das histórias dos verdadeiros fãs deste modelo. Como parte do lançamento, a Levi’s® estreou três curtas-metragens realizadas por Martin Thurah e Melina Matsoukas, que contam histórias verdadeiras de diferentes épocas e contextos.

Levi’s 501. O primeiro modelo de jeans do mundo celebra 150 anos e tem muitas (e boas) histórias para contar

O objetivo é mostrar a presença das 501® em momentos importantes em termos históricos, culturais e pessoais — inspirando, assim, novas gerações.

"Poucos produtos estiveram presentes de forma tão consistente em tantas experiências humanas e por tanto tempo como os 501®”, explica Chris Jackman, vice-presidente de marketing da Levis’s®. Ao longo de 2023 serão partilhadas outras histórias.

Estas são algumas das curta-metragens.

Precious Cargo

Recriando a forma como as 501® chegaram, em 1970, até Kingston, na Jamaica, Precious Cargo que, em tradução livre, quer dizer Carga Preciosa, mostra como esta ilha recebeu e abraçou este modelo icónico. Realizada por Melina Matsoukas e filmado pelo diretor de fotografia indicado ao prémio da academia Bradford Young, este filme reflete a vibe, o ritmo e a forma de estar muito distintos do povo jamaicano que levou a sua cultura até aos jeans.

Fair Exchange

O sonho comanda a vida e este rapaz de Tiblissi, na Geórgia, levou este ditado muito a sério. Baseado no poder da inspiração, Fair Exchange que, em tradução livre, quer dizer Troca Justa, conta a história de um rapaz que trocou a melhor vaca da família por um par de 501®.

Realizado por Martin de Thurah e filmado pelo diretor de fotografia Kasper Tuxen, a curta-metragem mostra a forma como a roupa pode mudar a forma como nos sentimos e nos vemos em sociedade.

Legends Never Die

Há quem prepare um conjunto especial para o próprio funeral, mas este homem tinha um último desejo muito diferente. Como um verdadeiro apaixonado pelos seus 501®, pediu para ser enterrado com este modelo vestido e que todos os presentes o usassem também. Realizado por Martin de Thurah, Legends Never Die que, em tradução livre, quer dizer Lendas Nunca Morrem, reflete o amor coletivo e a forma como podemos inspirar os que nos rodeiam.

Mantenha-se a par de todas as celebrações dos 150 anos dos 501® no Instragram da Levi’s®, ou em www.levis.pt.