O estilo boho (ou boémio), que tantas vezes surge associado à descontração e liberdade dos anos 60 e 70, voltou ao topo das tendências. Este remonta ao movimento hippie e é por isso que é conhecido por resultar em combinações que desafiam todas as normas. É do mais excêntrico e eclético que há, mas isso não significa que mesmo os fashionistas mais tímidos tenham de ficar à margem deste que é o último grito da moda.

A pensar nisso, falámos com Mónica Lice, a fundadora do blogue "Mini-Saia", que há 17 anos se dedica à consultoria de imagem, com uma abordagem focada na criação de um armário cápsula há sete. Afinal, nada melhor do que alguém que percebe do assunto para se debruçar sobre a tendência e dizer-nos, inclusivamente, como é que podemos dar tudo ao incorporá-la nos looks das estações quentes – que dizem respeito à altura do ano que solta o que de mais boémio há em nós.

mónica lice
mónica lice Mónica Lice créditos: Instagram

Como descreve a consultora de imagem, à MAGG, este estilo é caracterizado por ser "livre, solto, feminino e com toques românticos". E porque é que voltou com tudo nesta primavera-verão? Bem, de acordo com a especialista, isso é da "responsabilidade dos últimos desfiles e coleções da Chloé", com a estreia de Chemena Kamali, a nova diretora criativa da insígnia francesa, que marcaram oficialmente o retorno desta estética "livre e solta de amarras", como frisa a consultora de imagem.

"De lá para cá, vários outros designers aproveitaram a onda e seguiram o retorno da tendência, destacando-se nomes como Jason Wu ou Bottega Veneta", acrescenta ainda a especialista. Para ter uma ideia clara daquilo que falamos, basta pensar em "autênticos ícones de moda" que o protagonizam na perfeição, como Sienna Miller, Kate Moss ou até Jane Birkin, explica Mónica Lice, que até desvenda quais as peças essenciais para conseguir atirar-se de cabeça à tendência.

"Vestidos com bordados ou folhos, mais compridos e esvoaçantes" são uma das opções mais versáteis e perfeitas para este look, diz-nos – até porque só estes conseguem conferir aquele toque romântico e boémio que está tão em voga. As "carteiras com camurça ou com franjas, com detalhes metalizados" também são acessórios imprescindíveis, pois vêm de mãos dadas com aquele toque de movimento que caracteriza o estilo.

A par disto, Mónica Lice sugere que se apostem as fichas todas em "camisas, vestidos ou casacos com franjas", peças que são super fáceis de combinar e que nunca saem de moda. Para quem prefere algo mais leve, tal como os dias quentes pedem, as "blusas e camisas bordadas ou com folhos, preferencialmente brancas ou em cru", são as opções ideais – especialmente porque são peças intemporais, que têm tudo para funcionar com as restantes peças do seu armário.

Outros elementos essenciais? Bom, não podiam faltar os "casacos em camurça, preferencialmente castanha", que além de ficarem lindos com o restante look, transmitem a sofisticação casual do estilo boémio. E, claro, as jeans "wide leg ou à boca de sino", que se assumem como a base perfeita para este tipo de coordenado, com um corte confortável e ultra feminino, afiança a especialista.

Como usar saias maxi de ganga? Consultora de imagem explica e dá 5 sugestões de looks fabulosos
Como usar saias maxi de ganga? Consultora de imagem explica e dá 5 sugestões de looks fabulosos
Ver artigo

E porque um look nunca está completo sem os acessórios certos, Mónica Lice destaca também a importância de ter peças statement nesse sentido, que têm o condão de rematar qualquer coordenado na perfeição. "Joias douradas, com ou sem motivos náuticos" são peças que completam a vibe de férias e sol que o boho carrega. Já os "cintos com detalhes como correntes, elos ou tachas" são ideais para ter ainda mais atitude, confessa.

"Costumo aconselhar as minhas clientes a usar esta tendência com moderação, apostando em algumas peças-chave que possam ser úteis em cada armário-cápsula", remata Mónica Lice. E porque a magia da consultora de imagem passa por fazer looks e transformar o guarda-roupa de quem procura a sua ajuda, espreite aqueles que esta elaborou, que piscam o olho à tendência e vão fazer com que adotar o estilo boémio não seja uma tarefa difícil.

Espreite a galeria