Quando em 1920 Salvador Tous Blavi começou o seu trabalho como aprendiz de relojoeiro na zona de Montblanc, em Espanha, estava longe de prever que um dia a sua arte criaria uma empresa reconhecida em todo o mundo pela sua imagem de marca: um urso. Hoje, 100 anos depois, a TOUS celebra o seu centenário com o lançamento de um documentário onde conta a história do emblemático urso, mas também das três gerações pelas quais a marca espanhola já passou. 

Bastaram apenas 10 anos para Salvador Tous Blavi passar de aprendiz a relojoeiro, e a ter o seu espaço próprio. Depois de casar com Teresa Ponsa, mudaram-se para Barcelona e abriram o seu primeiro estabelecimento. Em 1953, mais de 30 anos depois, o filho, Salvador Tous Ponsa, juntou-se ao negócio dos pais que acabou por herdar em 1965. 

Com o passar do tempo, o projeto da família foi mudando e crescendo. Rosa Oriol, com quem Salvador casou, fazia jóias, e acabou por montar uma pequena oficina na parte de trás da loja. Foi nesse espaço que foram produzidas as primeiras peças de joalharia da TOUS, uma marca que, até então, era apenas associada a relojoaria. É também nessa época, mas concretamente em 1985, e a partir da pequena loja de Barcelona que nasce o primeiro urso da TOUS que, mais de 35 anos depois, continua a ser considerado a imagem de marca da joalheira espanhola, sendo que já terão sido vendidas mais de 50 milhões de peças com o urso em todo o mundo. 

O negócio foi crescendo cada vez mais e expandindo-se por várias regiões espanholas até que, em 1996, abrem as primeiras lojas fora de Espanha. Japão, Estados Unidos e Alemanha foram as regiões escolhidas pelo casal Ponsa e Oriol, a quem já se tinham juntado as quatro filhas, Rosa, Alba, Laura e Marta Tous, que são hoje responsáveis por grande parte da operação da marca espanhola.

Hoje, a TOUS conta com mais de 700 lojas espalhadas por mais de 50 países. Além disso, todos os seus funcionários seguem um código ético para assegurar as boas práticas na procura de matérias-primas e na produção de todas as peças que são depois colocadas em loja. A empresa segue ainda uma política que defende a igualdade de tratamento e oportunidades entre todos os homens e mulheres que trabalhem na empresa espanhola. 

É esta a história que nos conta “OSO”, o documentário lançado a 25 de setembro pela TOUS, como forma de celebrar os 100 anos do lançamento da marca espanhola. Com testemunhos das filhas de Salvador e Rosa e entrevistas com pessoas ligadas tanto à família como à empresa, o documentário de Amanda Sans Pantling foi apresentado no San Sebastián Internacional Film Festival mas, em breve, estará disponível nas plataformas digitais.