Cumprindo a tradição da rentrée televisiva no mês de setembro, com bastantes novidades e regressos para todos os gostos, foi na segunda-feira, 15 de setembro, que a RTP apresentou a grelha de programas que estão a chegar, contando com surpresas bem apetitosas.

Num evento no Parque do Monsanto, em Lisboa, foram inúmeras as caras conhecidas que estiveram presentes, e com Filomena Cautela, Vasco Palmeirim, Catarina Furtado e Gilmário Vemba a apresentar, ficámos então a conhecer as grandes novidades que vão estrear já a partir de setembro.

Espreite os 31 looks dos famosos na apresentação da RTP (e não estiveram nada mal)
Espreite os 31 looks dos famosos na apresentação da RTP (e não estiveram nada mal)
Ver artigo

Entre o entretenimento, a ficção e a informação, foram mais de duas dezenas de lançamentos feitos. Entre os destaques está a mudança de visual e nome do programa "Portugal em Direto", anteriormente conduzido por Dina Aguiar, e que agora irá chamar-se "Portugal em Rede". A condução estará ao encargo de Sandra Fernandes Pereira, que já tinha apresentado o "Jornal da Tarde", e vai inclusive ter uma nova rubrica: "A Língua que nos Une", com o professor Marco Neves.

Além deste, outros programas que vão continuar a fazer parte da grelha da RTP são "Programa Cautelar", "Em Casa d'Amália", "5 Para a Meia-Noite", "Estrelas ao Sábado", "Missão 100% Português", "Alguém Tem de o Fazer", "Herói Nacional", "Guia Porchat", "O Bairro do Humor", "O Preço Certo", "A Nossa Tarde" e "A Praça da Alegria", que completa já 30 anos de emissão.

De novidades, temos mais uma temporada de "Got Talent Portugal", ainda sem data de estreia, e "Domingo à Desgarrada", que vai começar no dia 28 de setembro e será conduzido por João Paulo Rodrigues e Lara Lopes. Aqui, a RTP vai dar destaque aos cantares, quer seja Minhotos, Alentejanos ou Beirãos e ainda provar que os Cantares ao Desafio estão presentes pelo mundo.

Quanto à ficção, "Homens de Honra", sobre Álvaro Cunhal e Mário Soares, "Refúgio do Medo", um thriller que conta a história de uma jovem portuguesa que emigra para uma remota ilha islandesa, "O Grito", sobre uma professora que se suicida, e "A Colecionista", onde a chegada de uma mulher a uma aldeia remota traz situações inesperadas, são as séries que pode vir a ver na RTP, todas ainda sem data de estreia. Já no campo da informação, pode contar com um programa especial para as Autárquicas onde José Rodrigues dos Santos volta a conduzir a noite eleitoral, e vão ser feitos 22 debates ao longo do período das campanhas. 

No entanto, há cinco programas específicos que vão estrear que não pode mesmo vir a perder. Entre o regresso de "MasterChef" ou a nova temporada de "Taskmaster", passando ainda pela primeira vez dos Calema como mentores do "The Voice Portugal" e pela estreia da série "Casa-Abrigo" - para não falar, claro, da segunda temporada de "Ruído" -, saiba tudo sobre estes conteúdos que estão a chegar.

Estreia da nova temporada de "The Voice Portugal" a 21 de setembro

the voice
the voice créditos: Instagram

É já no próximo domingo, 21 de setembro, que estreia mais uma temporada de "The Voice Portugal" - e, desta vez, volta a ter uma cadeira de dupla de mentores. A juntar-se a Fernando Daniel, Sónia Tavares e Sara Correia, todos eles já bastante experientes neste projeto, chegam os Calema, a banda composta entre os irmãos Fradique e António. Esta é a segunda banda a fazer parte deste formato, uma vez que a primeira foi os Anjos, composta por Nélson e Sérgio Rosado, que fizeram parte do leque de mentores da primeira temporada do programa.

"As pessoas ouviram-nos nas músicas, através das nossas músicas. E nós aqui vamos trazer um bocado daquilo que acontece atrás das músicas. O processo de composição, o processo de produção de uma música, a experiência de estrada, de palco. É bom quando realmente coisas que nós vivemos, aprendemos, tiramos e testamos, funcionam. E nós queremos passar isso para as outras pessoas", começaram por explicar à MAGG no evento das novidades. "As pessoas podem esperar o melhor. Aliás, esperamos dar o melhor de nós aos candidatos, aprender com eles também, e que eles se comprometam a seguir, porque é um caminho duro", acrescentaram. 

Estreia da nova temporada de "Taskmaster" a 27 de setembro

taskmaster
taskmaster créditos: Instagram

E logo no fim de semana a seguir, todos os espectadores da RTP podem contar com mais uma temporada do sucesso "Taskmaster". Conduzido por Vasco Palmeirim e Nuno Markl, o programa caminha já para a sua sexta edição, e conta com os mais variados desafios que os concorrentes fixos e os convidados têm de conseguir ultrapassar - se não o fizerem, ganham poucos pontos, e o objetivo é ganhar o busto do Vasco, certo?

Nesta temporada, o elenco conta com Gabriela Barros, Cândido Costa, Rui Melo e Madalena Almeida, sendo que os primeiros dois já são veteranos e os últimos dois só estiveram no "Taskmaster" como convidados. Desta maneira, o público vai poder ver como se safam experientes e novatos, sendo que, nesta temporada, Gabriela Barros aparece novamente grávida (isso implica que Nuno Markl a ajude um pouco mais que o costume, como o próprio explicou à MAGG). Além disso, Vasco Palmeirim pede para ninguém se deixar afetar com a cara fofa de Madalena, pois, como o mesmo a apelidou, a atriz é "a filha de Lúcifer".

"Vamos chamar a atenção para os dois novos, a Madalena e o Rui. Acho que a malta vai ficar um bocadinho a perceber que é possível trazer sangue novo e serem absolutamente incríveis", começou por dizer Cândido Costa. "A Madalena Almeida eu tenho ideia que chamou muitos nomes a ela própria ao ver as coisas que fez, e o Rui Melo chega com um objetivo nesta temporada que é desmascarar alguém e eu acho que ele conseguiu. As pessoas que gostam de 'Taskmaster' podem contar com um programa incrível. São 10 episódios e tenho a certeza absoluta que as pessoas vão adorar cada um dos episódios", disse também Vasco Palmeirim. 

Estreia da série "Casa-Abrigo" a 27 de outubro

casa-abrigo
casa-abrigo créditos: Fado Filmes

Mas além dos programas de entretenimento já mencionados, há também uma série a estrear na RTP que já conta com data de estreia. "Casa-Abrigo", protagonizada por Leonor Silveira, Ana Sofia Martins, Maria João Pinho, Rita Cabaço e Filomena Gigante, vai ficar disponível a partir do dia 27 de outubro, e conta a história verídica das mulheres que veem nas casas de abrigo uma solução para fugir à violência doméstica. Aqui, esta série de seis episódios acompanha Vera, Madalena, Conceição e Gabriela, que juntas redescobrem o lugar que ocupam na sociedade enquanto tentam conquistar a independência e segurança para recomeçarem uma vida.

Cada episódio é dedicado a uma das mulheres e também a Joana, a psicóloga que as acompanha, querendo assim ser o retrato de uma partilha pessoal e um testemunho único de mulheres que não se resumem apenas à situação dramática em que se encontram. "É impossível distanciar-se do tema, não é? Porque tu tens que fazer um mergulho a esta complexidade de dor, de medo, de horror, porque eu acho que é mesmo. E então nós todas, e com o realizador, com o Márcio, queríamos muito dignificar estas mulheres e estas histórias", começou por explicar Leonor Silveira.

"Até porque estas mulheres estão num ponto chave. Elas estão no ponto de partida para uma vida nova, porque são elas que têm que deixar a sua casa, são elas que têm que deixar as suas rotinas, a sua vida, a sua família, muitas vezes para fugirem de um agressor. E eu acho que esta série mostra a violência sem mostrar violência. Mas mostra muito bem, eu acho, através destas mulheres que nós fizemos. Mostra muito o que é que elas passam. Nunca vemos nada. Mas nas conversas que elas têm, nos diálogos entre elas, na maneira como elas reagem às coisas, eu acho que nós percebemos toda a violência psicológica ou física que elas passaram e são todas casos completamente diferentes", acrescentou Filomena Gigante.

Regresso de "Ruído", de Bruno Nogueira, e de "MasterChef Portugal"

ruido e masterchef
ruido e masterchef

Apesar de não terem sido dadas muitas informações, também foi avançado no evento das novidades da RTP que tanto o sucesso "MasterChef Portugal" como "Ruído" vão voltar ao ecrã. O programa de cozinha terá como jurados Rui Paula, Marlene Vieira e Diogo Rocha, todos eles chefs com uma estrela Michelin, pelo que as expectativas vão estar bem lá no alto. A nova edição do programa, assim como as anteriores, vai contar com concorrentes de várias regiões do País, mas, claro, só um é que vai poder levar o título de MasterChef para casa.

Além disso, outra das grandes novidades da reentré televisiva da RTP é o regresso de "Ruído", o projeto de Bruno Nogueira que encantou os portugueses. A data de estreia ainda não foi divulgada, mas a narrativa será a mesma que na primeira temporada: dar a conhecer uma panóplia de sketches num mundo um pouco mais sério, onde a clandestinidade do trabalho é a alma do negócio. Gabriela Barros, Albano Jerónimo e Carlos Coutinho Vilhena fizeram parte do primeiro projeto, sendo que o elenco da segunda temporada ainda é uma incógnita.