Foi um dos segredos mais mal guardados da história da televisão. Na sexta-feira, 21 de fevereiro, foi finalmente oficializado — depois de vários rumores — o regresso do elenco de "Friends" para um episódio único e especial. Ainda sem data de estreia, sabe-se apenas que o episódio vai fazer parte do catálogo da HBO Max, o novo serviço de streaming da WarnerMedia que também adquiriu os direitos para a transmissão em streaming de toda a série.

O anúncio foi feito por Matthew Perry, que na sitcom deu vida a Chandler, através de uma publicação no Instagram. "Vai acontecer", é a descrição que acompanha a fotografia do elenco com uma menção à conta da HBO Max. Não demorou muito até que os restantes atores partilhassem a mesma imagem.

Mais tarde, chegou a confirmação oficial por parte de Kevin Reilly, responsável pelo conteúdo do novo serviço de streaming que deverá chegar já em meados de maio.

Guerra de Séries #2. Como é que alguém gosta de “Friends” quando existe “Seinfeld”?
Guerra de Séries #2. Como é que alguém gosta de “Friends” quando existe “Seinfeld”?
Ver artigo

"Acho que podemos chamar a isto o episódio em que todos eles voltam a estar juntos. Vamos reunir o David, a Jennifer, a Courtney, o Matt, a Lisa e o Matthew para um especial da HBO Max que vai estar disponível juntamente com todas as temporadas de 'Friends'", revelou, citado pela BBC.

Segundo a mesma publicação, Reilly anunciou que a ideia do novo episódio especial é captar o espírito de uma altura em que família e amigos se juntavam, em tempo real, em frente à televisão para um novo episódio da sitcom americana.

No entanto, e segundo algumas vozes influentes do meio, a ideia parece ser apenas a de promover o lançamento do serviço que adquiriu todo o catálogo de "Friends" por 425 milhões de dólares, o que equivale a cerca de 392 milhões de euros. A esse valor, acrescem cerca de 2,5 milhões de dólares (cerca de dois milhões de euros) que cada membro do elenco vai receber por fazer parte do especial.

Mas afinal, como vai ser o regresso do elenco? É uma das questões que tem sido colocada nas redes sociais e a resposta promete desapontar os fãs que estão à espera de um episódio com história e que acompanhe a vida das personagens dez anos após o final da série.

É que além de a BBC adiantar que se trata de um "episódio sem argumento", a jornalista Louise Ridley, também da BBC, escreveu na sua conta oficial de Twitter que muita gente está à espera de um episódio com uma história, um pouco à semelhança do que a série se tornou. E o mais provável é que isso não venha a acontecer.

Quiz. Sabe mesmo tudo sobre "Friends"? Temos 15 perguntas para os verdadeiros fãs
Quiz. Sabe mesmo tudo sobre "Friends"? Temos 15 perguntas para os verdadeiros fãs
Ver artigo

"Podemos falar deste especial de 'Friends' e do que vai realmente ser? Se for sem argumento, então não tem nada que ver com os episódios da série. Vai mostrar os atores da série a serem entrevistados, sem estarem em personagem? Creio que foi assim que o regresso foi inicialmente descrito antes de ser oficialmente confirmado", lê-se na publicação original.

E continua: "Se vai ser só uma grande entrevista para promover o facto de este novo serviço de streaming ter também todos os episódios da série, tenho a certeza de que isto vai desapontar muita gente que, atualmente, está à espera de um episódio tradicional da série com todas as personagens. Quando pensamos numa reunião de 'Friends', pensamos em ver aquelas personagens 15 anos depois do final, certo? Não parece que seja isto o que vai acontecer." 

Também no Twitter, Robin Edds, responsável pelo departamento comercial e editorial da Netflix britânica, partilhou da mesma opinião e revelou que o episódio especial da série vai ser uma espécie de conversa entre os atores e "não um episódio" tradicional como está a ser descrito na imprensa.

Guy Lodge, crítico de cinema para publicações como a revista "Variety" ou o jornal britânico "The Guardian", utilizou o Twitter para reforçar isto mesmo. "Estou a ver que se continua a promover uma hora de entrevista como 'a reunião de 'Friends' de que todos estavam à espera", escreveu.

Parece ser consensual que o novo episódio especial vai ser apenas uma simples entrevista ou conversa entre os membros do elenco, não só para recordar o legado da sitcom, mas também para promover o novo serviço de streaming.

Em Portugal, e ainda que a série faça parte da Netflix e da HBO, não se sabe se alguma o episódio (ou a HBO Max) chegarão cá.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.