César Mourão volta às noites de fim de semana na SIC depois de “A Máscara” e “Terra Nossa” para apresentar um novo programa que promete entreter todos lá em casa com os maiores disparates - e possivelmente fazer concorrência a “Taskmaster”, uma vez que devem ir para o ar à mesma hora.

Ainda sem nome para a versão portuguesa, o ator e humorista de 46 anos vai estar à frente do formato “Family Feud” em Portugal, um programa divertido onde duas famílias se juntam para disputar um prémio final. 

Ana Garcia Martins usa botas arrasadoras nas gravações de “Taskmaster”. Saiba quanto custam
Ana Garcia Martins usa botas arrasadoras nas gravações de “Taskmaster”. Saiba quanto custam
Ver artigo

“É um programa com muito sucesso fora do nosso País, um programa muito famoso nos EUA e muito bem conseguido”, começou por dizer César Mourão à comunicação social, aquando do evento do lançamento das novidades para o princípio de 2025 da SIC. “Já me tinha cruzado com o programa nas redes sociais, tem sobretudo que ver com o nível de perguntas e com o humor inerente a esse tipo de programa. Não é só um formato de concurso, mas tem alguma subtileza de humor no meio. E depois vive muito das famílias."

A dinâmica do novo programa é muito simples: duas famílias são colocadas a jogar uma contra a outra e a responder a perguntas fora da caixa, tendo de acertar nas respostas que já foram previamente recolhidas. Ou seja, a produção do programa faz algumas perguntas divertidas e sem nexo a uma amostra de 100 portugueses, e as 10 respostas mais comuns vão para o programa. Depois, as famílias têm de acertar nessas mesmas 10 respostas para obter o prémio. “As famílias têm de ser o mais rápidas possível. Acontecem respostas muito surpreendentes e disparatadas e é isso que faz com que o programa tenha o sucesso que tem”, explicou César Mourão. 

Apesar de ainda não existir uma data de estreia, Daniel Oliveira avançou que as gravações começam já no mês de fevereiro, e que o programa deve ir para o ar pouco tempo depois. É possível que, como vai ser transmitida nos serões de fim de semana, a versão portuguesa de “Family Feud” venha a fazer concorrência ao “Taskmaster”, um programa também mais familiar da RTP1 conduzido por Nuno Markl e Vasco Palmeirim, cuja quinta temporada deve estrear em breve e vai para o ar aos sábados à noite. 

Na versão original, não só famílias anónimas como também famosas podem concorrer no programa, e César Mourão confirma que o formato português está pensado para isso também. No entanto, tudo vai depender da aceitação dos portugueses.

“Tudo depende do sucesso do programa e de como é que o público vai olhar para ele. Este programa depende da aceitação do público, e ter especiais com famosos ou não ter [vai depender disso]. Está pensado para talvez isso existir, mas tudo depende da aceitação”, finalizou.