"Programa Cautelar", a nova aposta da RTP1 para as noites de sábado após o "Telejornal" teve a sua estreia alterada para uma semana depois da data original e prevista. O primeiro programa, que iria para o ar a 29 de maio, vai agora estrear-se a 5 de junho.

A informação foi confirmada este domingo, 23, pela RTP num nota oficial enviada às redações.

Na altura da apresentação do formato aos vários órgãos de comunicação social, num evento que decorreu a 17, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a apresentadora explicou à MAGG que era muito difícil traçar um paralelismo entre o seu novo programa e aquilo que tem vindo a ser feito até aqui no horário da noite.

"Diferente" e "raro". Como vai ser (e quando chega) o novo programa de Filomena Cautela
"Diferente" e "raro". Como vai ser (e quando chega) o novo programa de Filomena Cautela
Ver artigo

"É tudo diferente em termos de conteúdo, horário, linguagem, e abordagem... principalmente quando comparamos com aquilo que estamos habituados a ver num sábado à noite e esse será o nosso grande desafio: fazer com que temas deste género, num programa que não é de humor puro e duro, funcione num horário tão competitivo como aquele", revelou.

Também por isso, aquelas que são as diretrizes comuns deste tipo de programas, como as atuações ao vivo, por exemplo, não farão parte de "Programa Cautelar". "Vai haver momentos musicais, mas não serão atuações".

A razão é simples. "Temos cerca de 45 minutos para nos debruçarmos sobre um tema, mas não podemos falar de tudo e temos de escolher até onde queremos ir. Fazer isso não deixa tempo para outras coisas. Este programa passa por analisar um bocadinho do que fica daquilo que passou", explica.

"O nosso trabalho aqui é fazer ligações entre factos que às vezes nos passam ao lado porque estamos sempre à procura do que aconteceu hoje ou do que aconteceu ontem". No fundo, é um espaço que sirva para a reflexão, por vezes "com temas sobre os quais não sabemos o suficiente", mas sempre com humor.

A estreia de "Programa Cautelar" está marcada para as 21 horas de 5 de junho.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.