Tem uns bons ténis? Calce-os. Vai precisar para o que se segue. Há uma série de atividades para fazer em Sintra este fim de semana, como piqueniques — que nunca estiveram tão na moda como agora —, uma caça ao tesouro ou um trilho no meio da natureza. Se ainda não chegou a sua altura de ir de férias, aproveite um fim de semana sem ir para longe, já que basta meia hora a partir de Lisboa para estar em Sintra.

Parece que chegamos a outra dimensão, um ambiente mais pacato, com mais verde, e mais aventura. Começamos já por aí: uma escalada num dos locais mais antigos para esta prática, o Penedo da Amizade, inserido na Vila Sassetti. A falésia granítica tem cerca de 45 metros de altura e fica na oeste do Castelo dos Mouros. Num só espaço, tem história, ar livre e uma atividade radical nas alturas.

Para não deixar o ritmo abrandar, passamos já para um trilho que começa no Cabo da Roca e vai em direção à praia da Ursa. Esta praia é de difícil acesso, apenas é possível visitar a pé ou de barco, por isso o trilho de 1,3 quilómetros é ideal para conhecer a praia quase exclusiva, com uma vista deslumbrante e um rochedo que faz lembrar um urso e que explica o nome da praia.

Passeio de carro clássico pelo Oeste e vinhos. O enoturismo está de volta à Quinta da Almiara
Passeio de carro clássico pelo Oeste e vinhos. O enoturismo está de volta à Quinta da Almiara
Ver artigo

Diminuímos a intensidade da atividade física, mas não da emoção. Segue-se uma caça ao tesouro, esta mais indicada para as crianças que adoram resolver mistérios. O tesouro está escondido na vila histórica, logo os participantes vão ter de percorrer os seus pontos mais emblemáticos, como a Quinta da Regaleira, o Castelo dos Mouros, Museu Anjos Teixeira e o Palácio Nacional. Quando o tesouro for encontrado por uma das equipas, o mais precioso já foi conquistado: conhecer os segredos da história de Sintra.

Outra sugestão já para este fim de semana é o 10º aniversário do Festival Internacional de Artes Performativas, Periferias, que decorre de 30 de julho a 1 de agosto. Durante três dias a Quinta da Ribafria vai estar mais animada graças aos concertos ao ar livre de pop, fado, afro house, hip hop e música portuguesa, e às peças de teatro. A entrada é livre, mas é necessário fazer reserva antecipada.  

As atividades podem ser marcadas junto do Centro de Difusão Cultural Chão de Oliva (geral@chaodeoliva.com/+351 21 923 37 19).

Para rematar, e porque Sintra é um local romântico, sugerimos um piquenique no jardim do Chalet da Condessad'Edla, no Parque da Pena. Antes disso, vai poder visitar o Parque e Palácio Nacional da Pena e só depois de recuar no tempo pela visita guiada ao Palácio será levado num transfer para o parque. É aqui que receberá a cesta, com espumante e bombons. A experiência, de segunda-feira a sábado, é organizada pelo Parque de Sintra e custa 105€ para duas pessoas. Pode fazer a reserva por contacto ou e-mail (+351 219 237 300/ info@parquesdesintra.pt).