Foi lançada há um mês uma nova plataforma que irá facilitar em muito a vida dos turistas. Chama-se Swingo e disponibiliza tours únicos e personalizados por Portugal continental a cada visitante. A MAGG falou com um dos criadores desta nova ferramenta de modo a entender todo o seu potencial.

A Swingo foi criada pela start-up Avenidas, por sua vez fundada em 2016 por Manuel Reis e Bento Louro (à qual se juntou Bernardo Ribeiro da Cunha). O que começou com um carro dedicado ao serviço Uber traduziu-se, ao fim destes anos, em 300 motoristas e estafetas e 120 viaturas, sendo que "mais de metade já é elétrica", assim como Manuel Reis disse à MAGG.

Ator de "American Pie" grava série em hotel lisboeta. Saiba quanto custa dormir no Verride Palácio de Santa Catarina
Ator de "American Pie" grava série em hotel lisboeta. Saiba quanto custa dormir no Verride Palácio de Santa Catarina
Ver artigo

Começaram por lançar um serviço para transporte particular de passageiros (como levar crianças à escola). "Mais à frente, investimos no turismo. Percebi que tínhamos motoristas com capacidades linguísticas e interesse pela cultura e história do País que podiam ser adaptados e formados para fazer esse tipo de serviços", adianta o CEO da Avenidas.

Depois de realizarem serviços como transferes no aeroporto ou tours privadas e experiências, começaram "a contratar pessoas com experiência de longa data". Após a pandemia, precisaram de se reinventar e focaram-se em entregas para a restauração e de e-commerce.

Swingo
créditos: DR

Como "o nome 'Avenidas' não é o ideal para o público estrangeiro" e uma vez que não era "uma marca que consiga dizer a esse público" o que fazia relativamente ao turismo, nasceu a Swingo, para terem "um posicionamento concreto". "Com o objetivo de as pessoas perceberem que podem vir ter connosco para um serviço diferente e à medida daquilo que querem e não apenas algo já tabulado", acrescenta Manuel Reis.

Desde tours privadas a itinerários personalizados, esta plataforma, disponível online, oferece a ferramenta "Build Your Tour", que permite ao cliente "ver os sítios e monumentos que pode escolher visitar e arrastá-los para criar um itinerário próprio, que se adapta, com a ajuda do sistema, ao tempo de viagem intermédio". Trata-se de uma rota personalizada à medida de cada um.

Basta indicarem quantas pessoas participarão nesta tour única e em que data, onde e a que horas querem ser apanhadas e deixadas pelos motoristas da empresa. "Temos uma fórmula que adapta os quilómetros estimados para a rota e o tempo do dia. É dinâmico e, se uma pessoa fizer uma rota maior, o valor por quilómetro também desce", garante Manuel Reis.

O preço base é de cerca de 1€ por quilómetro, sendo que "também varia consoante os carros", com "preços mais altos para grupos maiores", pois têm de utilizar carrinhas de sete e nove lugares. O pagamento é feito por antecipação, quando criada a rota ou proposto o itinerário.

Os clientes também "podem escrever o que pretendem, de forma mais abrangente" e, com o auxílio de uma equipa, terão, num máximo de 24 horas, um roteiro "de acordo com essas pretensões". Esta modalidade ("Shall We Swingo?") é adequada ao "cliente que não sabe o que seria recomendado visitar", assim como um dos responsáveis pelo projeto afirmou à MAGG.

A Swingo ainda está a sofrer alguns ajustes, mas já está disponível, sendo que já foram efetuadas várias tours. De momento, a empresa encontra-se a a trabalhar em campanhas de marketing digital, sendo o TripAdvisor, site de viagens repleto de conteúdos relacionados ao turismo, um dos maiores aliados.

Com a premissa "Travel Your Way", esta nova marca que se adapta às necessidades e interesses de cada indivíduo ou grupo distingue-se das restantes ofertas de tours por permitir que o visitante decida o que quer visitar e quando, bem como o valor que pretende gastar. "Não existe um visitante padrão e, por isso, acreditamos que não deveria existir uma experiência padrão", justifica Manuel Reis.