Há dois segmentos muito fortes no mundo da hotelaria: as unidades adults only, que têm cada vez mais espaço no mercado, e aquelas direcionadas às famílias, com bastante oferta para pais e filhos. Mas o grupo Vila Galé foi pioneiro em Portugal ao apresentar um conceito inovador. Falamos de um hotel completamente vocacionado para crianças, onde os adultos só entram se estiverem acompanhados pelos miúdos.

Aberto desde dia 1 de junho de 2023 — data mais do que apropriada, dado que marca o Dia Mundial da Criança —, o Vila Galé Nep Kids é a aposta do grupo hoteleiro num segmento com muito futuro. "Este conceito do Nep, a mascote infantil do Vila Galé, já existia nas unidades do grupo, associado às atividades para crianças e kids club. O que fizemos foi aproveitar essa ideia e o sucesso nessas mesmas unidades para criar este hotel", explica Miguel Maugi Santos, diretor do Vila Galé Nep Kids, à MAGG.

Estes dois novos hotéis Vila Galé vão abrir mesmo a tempo de uma escapadinha de primavera (e trazem descontos)
Estes dois novos hotéis Vila Galé vão abrir mesmo a tempo de uma escapadinha de primavera (e trazem descontos)
Ver artigo

Inserido na Herdade da Figueirinha - Santa Vitória, em Beja, local onde existem mais duas unidades Vila Galé — o Hotel Vila Galé Alentejo Vineyards e o Vila Galé Collection Monte do Vilar, no segmento adults only —, o Nep Kids, com quatro estrelas, era a peça que faltava na oferta para famílias, que une dias de descanso aliados a muita diversão. E os hóspedes, maioritariamente portugueses, tal como refere o diretor da unidade, responderam em força.

"Tivemos uma abertura bombástica. Em agosto do ano passado, tivemos uma ocupação a aproximar-se dos 100%. Somos também uma unidade muito vocacionada para o verão devido ao espaço exterior, às piscinas", diz Miguel Maugi Santos, que não deixa de enaltecer o verdadeiro objetivo do Nep Kids.

Vila Galé Nep Kids

"São as crianças, completamente. Até os quartos são a pensar neles, decorados com personagens de contos infantis e alguns até com escorregas", salienta o diretor da unidade. No total, o Vila Galé Nep Kids conta com 80 quartos, divididos em três tipologias: quarto familiar Nep, com cama de casal e beliche com escorrega, quarto familiar premium, com duas camas de casal, e quarto familiar, com cama de casal e sofá-cama onde dormem duas crianças (estas tipologias são indicadas para famílias de quatro pessoas).

Miguel Maugi Santos refere ainda que o conceito de hotel para crianças é o grande chamariz da unidade. "Os miúdos adoram, o impacto junto das crianças é mesmo fantástico. Chegam a choramingar na altura do check out, já a pedir aos pais para voltarem. Este é mesmo um conceito pioneiro e faz-me todo o sentido que surjam mais hotéis neste segmento", salienta.

Vila Galé Nep Kids

É o paraíso das crianças, mas os adultos também conseguem aproveitar

Regra geral, qualquer hotel muito direcionado para as famílias e com uma extensa oferta para os mais novos costuma ser um pequeno pesadelo para os adultos, que têm de andar com os filhos para trás e para a frente para que estes não percam nenhuma atividade. Mas no Nep Kids, a história é outra.

O hotel, que conta com uma vasta e experiente equipa de animadores e com uma paciência do outro mundo para os miúdos, tem um programa recheado que arranca logo pela manhã, por volta das 9h30, com a atividade de acolhimento, onde a única coisa que tem de fazer é inscrever o seu filho. A partir dos 4 e até aos 12 anos, as crianças podem passar o dia todo em grupo, sendo que as mais novas, até aos 3 anos, também podem participar nas atividades (adequadas à idade, claro está), desde que acompanhadas por um adulto.

A partir daí, pratique o desapego porque os "trabalhos" só terminam ao fim do dia, e os miúdos podem passar o dia todo junto de outras crianças, incluindo à hora de almoço e jantar — sim, podem comer com os monitores e com o grupo, poupando-o ao drama habitual de "sopa não, só quero cachorros".

Vila Galé Nep Kids

"É importante juntar as crianças todas. Elas divertem-se muito e os pais também conseguem ter um momento para descansar", refere Miguel Maugi Santos, diretor do Vila Galé Nep Kids.

Logo, a escolha é sua: pode entregar as crianças e deixá-las curtir o dia à vontade enquanto coloca o bronze em dia na piscina, fazer uma espécie de meio-termo e optar por ter as refeições em família, ou até passar o dia com eles, levando-os apenas a uma ou outra atividade.

Não odeiem os buffets: aqui, a comida é realmente boa

Há uma fação de pessoas por aí que odeia buffets de hotel, sendo que a única explicação é 1) terem muito azar com os buffets que encontram e 2) não têm filhos. Não nos interpretem mal, há por aí buffets muito pobrezinhos onde parece que a quantidade substitui a qualidade, mas a verdade é que o conceito, de uma forma geral, tem tudo o que precisamos, principalmente se estivermos a fazer um refeição em família.

Dezenas de opções para todos os gostos e tudo ali à vista para que as crianças possam escolher o que realmente querem sem dramas. E se esta frase já lhe estava a parecer problemática, descanse: o Nep Kids pensou em tudo.

Sim, há opções menos nutritivas, como cachorros e pizzas, mas nas quatro refeições que fizemos no hotel não faltaram sopas (com e sem sal, esta última a pensar nos miúdos mais novos ainda em introdução alimentar), saladas, bifes de frango, massas e fruta, entre outras opções.

Vila Galé Nep Kids

E a qualidade da comida é realmente surpreendente, com a comida "dos adultos" muito saborosa e condimentada, tanto que nos fez voltar várias vezes às estações. Acompanhe tudo com vinhos Santa Vitória, marca pertencente ao grupo hoteleiro Vila Galé.

O melhor de tudo? Devido ao restaurante estar localizado no edifício central, onde ficam os principais serviços do Nep Kids, e ser também uma estrutura aberta, pode comer com toda a calma do mundo enquanto os seus filhos brincam, dado que tem vista desimpedida para a parede de escalada, zona de jogos, área onde os animadores levam a cabo muitas das atividades interiores e sala de brincadeira. Só vantagens.

Do cinema à discoteca, há atividades para todos os gostos

Muito vocacionado para as atividades no exterior, ou não tivesse o Nep Kids várias piscinas para adultos e crianças, incluíndo um parque aquático infantil, a loucura ao ar livre não pára nos mergulhos. Há campos de padel, de beach ténis e multiusos, uma ilha do tesouro rodeada por um lago onde é possível navegar de gaivota, carrossel, parque infantil, trampolins e pista de condução, e ainda um carro dos bombeiros, uma ambulância, uma viatura da GNR e um autocarro, todos em tamanho real.

No entanto, se o calor apertar demasiado, o programa de atividades inclui outras tantas no interior do hotel, onde os mais novos podem aproveitar a parede de escalada, a sala de jogos e as sessões de cinema, ou até mesmo conhecer o Museu dos Correios, sendo um dos pontos altos a discoteca, onde toda a família pode dar um pezinho de dança.

Vila Galé Nep Kids

Com várias tipologias diferentes, desde alojamento só com pequeno-almoço à pensão completa, com todas as refeições incluídas. o Vila Galé Nep Kids está aberto o ano inteiro e tem um calendário de atividades diárias.

De acordo com simulação no site do Vila Galé Nep Kids, os preços da noite de 1 para 2 de junho, perfeita para celebrar o Dia da Criança, começam nos 308,75€ em quarto familiar premium (para famílias de dois adultos e duas crianças), em meia-pensão (jantar com bebidas incluídas).

Espreite as fotos do Vila Galé Nep Kids.

Vila Galé NEP Kids

Localização: Herdade da Figueirinha - Santa Vitória 7800-730 Beja
Reservas: (+351) 212 460 650 / portugal.reservas@vilagale.com