Aos 13 anos, Lulu foi abandonada pelos donos, que a deixaram numa clínica veterinária para que fosse eutanasiada. O motivo? Ter urinado fora da caixa de areia. Apesar de já ser idosa, esta gata de raça Himalaia estava em boas condições de saúde, assim como verificaram na clínica.
Lulu foi salva e acolhida pelo abrigo Dutchess County SPCA, em Nova Iorque. Está lá desde dezembro e ainda não foi adotada. Continua a precisar de uma casa depois de quase ter perdido a vida. A gata não deixou de urinar na caixa de areia por querer e sim por ter cristais na urina.
"É um problema comum em gatos, especialmente nos da raça dela, e pode ser resolvido com uma simples mudança de dieta. Desde que cá está, nunca teve problemas com a caixa de areia", disse a diretora executiva do abrigo, Lynne Meloccaro, à "People".
A clínica veterinária conseguiu ficar responsável pela gata e pôde, assim, entregá-la ao abrigo, para que cuidassem dela e tentassem arranjar-lhe um lar onde passar os últimos anos de vida. Agora, o abrigo quer alertar os donos de que, se algo muda no comportamento dos animais, há que verificar junto de profissionais o que se passa em vez de tomar medidas drásticas e irreversíveis.
"O vosso animal de estimação não quer estar longe de vocês. Não desistam dele até terem explorado cada opção capaz de os ajudar", apela a responsável pelo abrigo. Para Lulu, querem uma casa sem crianças, para que possa ter uma vida calma e sem sobressaltos.