Quatro homens que se faziam transportar numa viatura abordaram o humorista Gilmário Vemba e dois dos seu filhos por volta das 22h locais (21 horas em Portugal Continental) desta quinta-feira, 6 de janeiro, sob ameaças de arma de fogo, em Kilamba, Angola.
O humorista e os filhos escaparam ilesos e regressaram a casa cerca de uma hora depois de terem sido raptados e após o roubo de três telemóveis e vários cartões bancários. O sequestro já está a ser investigado pelas autoridades.
O desaparecimento de Gilmário Vemba foi reportado pelos irmãos do humorista, Miro e Nelson Vemba, que fizeram um vídeo na rede social Instagram a anunciar o sequestro. Rapidamente se criou um movimento nas redes sociais para mobilizar as atenções para o rapto do ator e humorista de 36 anos, que tem 1,5 milhões de seguidores na mesma rede social.
Menos de duas horas depois, às 00h00 desta sexta-feira, 7 de janeiro, os mesmos confirmaram que Gilmário Vemba já tinha sido resgatado pelas autoridades.
No primeiro vídeo realizado, em que estiveram presentes ainda o DJ angolano Aldas Mix e o artista moçambicano Guyzleh Ramos, Miro Vemba explicou que se encontrava com o irmão quando este terá sido sequestrado, num Hyundai Santa Fé de cor branca.
O irmão do ator acrescentou ainda que dois dos filhos de Gilmário, que terão também sido sequestrados, estavam já dentro do carro para onde obrigaram o humorista a entrar.
O vídeo foi retirado da rede social, mas posteriormente replicado no Youtube.
O humorista e ator acabou por regressar a casa sem ferimentos, mas em choque com a situação vivida, confirmam os irmãos, de acordo com a CNN.As autoridades continuam a investigar o caso, que além do sequestro à porta do prédio onde o ator reside, em Luanda, comportou ainda um assalto com recurso a armas de fogo.
Humorista angolano participou em vários espetáculos de comédia nacionais
O comediante, que já participou em vários programas humorísticos da TVI, como "Roast: Castelo Branco" ou "Roast: Ljubomir", já está seguro e em casa, mas o caso não passou despercebido a algumas figuras públicas, como é o caso de Nuno Markl, que se mostrou aliviado pelo facto de Gilmário Vemba estar bem.
"Que susto do caraças. Mas já passou! Ninguém merece atravessar um pesadelo destes, e ainda menos um tipo que é um raio de sol de alegria e gentileza como o Gilmário", escreveu o humorista e radialista na descrição da publicação que publicou no Instagram.
Inês Aires Pereira e Beatriz Gosta recorrem à caixa de comentários da mesma publicação para demonstrar apoio a Gilmário Vemba.