O ator Orlando Costa morreu esta sexta-feira, 19 de agosto, aos 73 anos, em casa, conforme foi avançado por fonte familiar à SIC Notícias. São ainda desconhecidas as causas da morte.
Orlando Costa, nascido em Braga, a 24 de dezembro, em 1948, e ficou conhecido por protagonizar a série de televisão "Zé Gato", em 1979, na qual deu vida ao protagonista, com o mesmo nome.
A carreira de ator começou a ser construída na Escola do Conservatório Nacional e estreou-se depois no teatro experimental de Cascais, em 1969, com a peça "Um Chapéu de Palha de Itália". Passou depois por várias companhias de teatro até em 1973 fundar, com Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo, o teatro da Cornucópia.
Orlando Costa passou ainda pelo cinema em 1975 e só depois na televisão com a série de sucesso "Zé Gato". As gerações mais novas conhecerão o ator pelas novelas "Amor Amor" e "Por Ti", da SIC, ainda em exibição na antena da estação de Paço de Arcos.
A arte foi um mundo bem explorado por Orlando Costa, que se envolveu ainda em projetos musicais: participou em discos de Júlio Pereira, Fausto e Sérgio Godinho e escreveu canções para espetáculos de teatro.