Aranza Maria Ochoa Lopez tinha 4 anos quando foi raptada, em outubro de 2018. Estava num centro comercial na cidade de Vancouver, no estado norte-americano de Washington, Estados Unidos, a propósito de uma visita supervisionada da mãe biológica, que acabou por raptar a criança.

Em fevereiro deste ano, Aranza foi encontrada em Michoacán, no México, e já regressou aos Estados Unidos. A criança tinha sido retirada à mãe biológica por queixas de abuso físico, assim como explica a Sky News. Esmeralda Lopez foi presa em setembro de 2019, em Puebla, no México.

Luana foi raptada a caminho da escola e passou 8 meses fechada num quarto escuro. Raptor vivia com a mãe
Luana foi raptada a caminho da escola e passou 8 meses fechada num quarto escuro. Raptor vivia com a mãe
Ver artigo

A mãe de Aranza acabou por se declarar culpada em 2021, não só de rapto como de roubo e de interferência prisional, refere o "Correio da Manhã". Agora com 8 anos, a menina já foi resgatada, graças a uma operação que envolveu as autoridades norte-americanas, mexicanas e o FBI.

"Durante mais de quatro anos, o FBI e os nossos parceiros não desistiram da Aranza. A nossa preocupação agora é apoiá-la enquanto ela se reintegra nos Estados Unidos", comentou um dos agentes envolvidos no caso, Richard A Collodi, citado pela Sky News.