O café instagramável de Sofia Ribeiro, o Filosofia, está fechado desde que a COVID-19 atingiu o País e não há previsões para que venha a reabrir. A revelação foi feita pela própria atriz esta sexta-feira, 4 de setembro, através de Instagram Stories para mais de um milhão de seguidores.

Quando questionada por um seguidor sobre o que se passava com o Filosofia, uma vez que tinha tentado ir lá há poucos dias e o encontrou encerrado, Sofia Ribeiro admitiu que aquele era um assunto muito duro, que já a tinha feito chorar por diversas vezes.

"Sim, o Filosofia encontra-se fechado e neste momento está sem perspetivas de reabrir. Estava tudo a correr muito bem e as perspetivas eram as mulheres porque se tratava de um projeto vencedor, mas, infelizmente, não estávamos preparados para aquilo que o País e o mundo estão a viver", começou por explicar.

José Avillez. "No mínimo, 30% dos restaurantes independentes em Portugal vão desaparecer"
José Avillez. "No mínimo, 30% dos restaurantes independentes em Portugal vão desaparecer"
Ver artigo

O fecho do Filosofia, em Lisboa, conta, custou muito porque foi um investimento grande — não só em termos financeiros, mas em termos pessoais. "Custa muito porque o feedback era muito positivo, mas o nosso balão de oxigénio era pequeno", continua, explicando que o café só estava aberto há um ano e que seria agora, em pleno 2020, que se começaria a pensar numa possível expansão do negócio para outros pontos do País.

"Eu tenho um espaço que senta 34 pessoas. Só que agora, nas condições atuais, só posso sentar metade desse número. Como é que é possível fazer isso face aos gastos? É muito complicado. Fui levando as coisas o máximo de tempo que me foi possível e continuo, aliás, a levar. O Filosofia está fechado, mas estou a tentar perceber o que posso fazer para tentar reabrir", desabafou.

E concluiu, referindo que as perspetivas "não são nada animadoras". "Só vou desistir quando sentir que, de facto, não há mais nada a fazer. Se não voltar a abrir, é porque não tinha de ser e porque esgotei tudo o que podia ter feito", lamentou.