É aquele lembrete de que não, ainda não estamos no verão. Se estava a pensar fazer praia nos próximos dias, o melhor que tem a fazer é pôr essa ideia de parte. O tempo não vai estar mesmo nada famoso, inclusive em zonas que, por norma, conseguem escapar às intempéries.
Mesmo que tente fugir para o Algarve ou para o Alentejo, de nada irá adiantar. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, trovoada e vento, durante este domingo e também segunda-feira.
Entre as 12 e as 21 horas, os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre terão este alerta em vigor. "Aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes, que poderão ser sob a forma de granizo" é a previsão para estas zonas do País.
O aviso amarelo diz respeito a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica", assim como menciona o "Jornal de Notícias". O norte terá céu geralmente muito nublado e vento nas terras altas. Os Açores e a Madeira não serão exceção, com máximas de 20 e de 22ºC, respetivamente.
Em Lisboa, a semana será nublada, com chuva de domingo a quarta-feira. No entanto, as temperaturas não irão descer assim tanto, já que a máxima continuará nos 26ºC e a mínima nos 15ºC. No Porto os termómetros descerão até aos 22ºC e a chuva virá na quarta e quinta-feira.