O verão está mesmo quase a chegar e com ele os dias de férias, com muita praia e piscina à mistura. É certo que os próximos meses serão passados numa realidade diferente da habitual devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, com as praias, hotéis e restaurantes com restrições e medidas de segurança, mas tal não quer dizer que não possa aproveitar para tirar uns dias apenas e só para descansar, bronzear-se e dar muitos mergulhos.
Se está a planear atacar o areal nos próximos tempos, é melhor começar a pensar em repor o seu stock de protetores solares — e não, não pode usar os do ano passado, a não ser que estejam intactos e ainda fechados. A partir do momento em que abrimos um produto, usamos e o deixamos entrar em contacto com o ar, as propriedades do creme, neste caso os fatores de proteção, entre outras, podem ser alterados, e a eficácia comprometida.
Mas tão importantes como os produtos que protegem a sua pele do sol, são aqueles que usa após um dia na praia ou na piscina. É preciso perceber que mesmo o protetor solar com o índice de proteção mais elevado, como os FPS50+, só protege a sua pele de 98% da radiação solar. Assim, aplicar um produto after-sun hidrata e regenera a pele, e repõe a humidade prejudicada não só pelos raios UV, mas também pela água do mar e cloro das piscinas. Para além disso, estes produtos ajudam a acalmar queimaduras solares, previnem o envelhecimento da pele e ainda ajudam a prolongar o bronzeado.
Mas se o grande objetivo destes produtos é hidratar, o creme hidratante não será suficiente? Negativo. Os after-sun têm, na sua composição, um extra dos componentes hidratantes com efeitos calmantes, substâncias antioxidantes e até águas termais, o que protege mais a sua pele da desidratação extrema causada pelo sol e pelos mergulhos. Em todo o caso, se tiver apanhado sol e não tiver estes produtos específicos à mão, coloque o seu creme habitual, mas nunca deixe de hidratar a pele após a exposição solar.
Depois de um dia de praia ou piscina, aplique o after-sun após o banho, já com a pele bem seca, e espere que o produto seja completamente absorvido antes de se vestir. Antes de dormir, e caso note a sua pele mais seca, avermelhada ou quente, repita o processo. E nunca aplique after-sun na praia — corre o grande risco de ficar com uma queimadura solar extensa.
Na fotogaleria, espreite as nossas sugestões de 13 produtos after-sun, com diferentes formulações, e escolha o seu preferido.