Fernando Rocha foi o mais recente entrevistado no "Alta Definição". O programa da SIC encabeçado por Daniel Oliveira atribuiu destaque à perda de peso do humorista, que está 33 quilos mais magro depois de ter aceitado, sem hesitar, o desafio de se tornar capa da "Men's Health".

Windoh é capa da "Men’s Health". Youtuber fala em evolução física e mental
Windoh é capa da "Men’s Health". Youtuber fala em evolução física e mental
Ver artigo

Ao encontrar-se com Daniel Oliveira, admitiu ser "muito menos Rocha do que da última vez" que se haviam encontrado nas mesmas circunstâncias. "Se, em média, um bebé pesa três quilos, foram 11 bebés que saíram de mim", estimou, sendo que chegou a pesar 103kg.

Aos 47 anos, enveredou por uma mudança de hábitos radical, depois de surgir um convite para ser capa da revista "Men's Health". Explicou que nunca se tinha importado "com estar gordo" — até recentemente, quando ganhou noção do estado indesejado a que chegara.

"Era uma pessoa de desporto, só que os anos foram passando"

"Eu não me deitei magro e acordei gordo", reforça, contando que nem sempre havia tido quilos a mais: "Era uma pessoa de desporto, só que os anos foram passando. A gente senta-se no sofá...".

Em cerca de meio ano, perdeu 33 quilos, com "muito foco e determinação" e também a ajuda de uma nutricionista e dois personal trainers. "Fui reeducando a minha alimentação, mas sem ser drástico", elaborou.

"Quando dei por mim, nem pão com manteiga", disse, bem-disposto. Em vez disso, passou a comer queijo fresco, pão integral, gelatina, iogurtes, frango, salada, legumes salteados e aboliu enchidos e salsichas, "a pior coisa que podemos meter dentro do nosso corpo". "Foi um processo gradual e eficaz", alerta, explicando que de vez em quando ainda comete alguns excessos, mas depois paga a "dívida".

Dívida essa que implica correr 10 quilómetros. Há pouco tempo, o médico tinha dito a Fernando que estava com um "fígado gordo" e que, se continuasse com a mesma alimentação, não iria receber a primeira reforma. O papel da mulher, Sónia, com quem está há 23 anos, foi fulcral para esta reviravolta.

Pedia-lhe que apenas comprasse comida saudável para casa e nada de "coisas tóxicas". Além de ir às compras, Sónia cozinhava para o marido. "Isto é uma mulher do caraças", disse, exaltando-a por várias vezes, tal como aos filhos, Diogo, de 23, e Catarina, de 17.

Foi quando falou dos filhos que não conteve a emoção. "Foram as pessoas que sofreram mais por isto, porque não pude estar presente durante este tempo", disse, justificando as viagens entre Lisboa, onde passou mais tempo durante esta transformação e o Porto, onde reside a família.

O humorista contou a Daniel Oliveira que "era capaz de comer fritos, um bife com batata frita e com arroz" e que, se lhe apetecesse "comer uma feijoada às 2 horas da manhã e ir para a cama", comia. Durante o almoço já perguntava à mulher o que iriam jantar. "Era muito bom garfo. Comia tudo o que me aparecesse à frente desde que me soubesse bem", acrescentou.

"Não posso dizer que é um processo fácil. Se o dissesse, estava a enganar as pessoas"

"Continuo a gostar de comer, só que agora aprendi a comer", assegurou ao apresentador. "Carne sei que tenho de comer 150 gramas, e antes comia 150 vezes 150 gramas", relembrou, provocando algumas gargalhadas a Daniel Oliveira. "Na alimentação não cometi erros. Fazia tudo o que o PT dizia, tudo o que a nutricionista dizia", prometeu, afirmando nunca ter caído em tentação.

"Não posso dizer que é um processo fácil. Se o dissesse, estava a enganar as pessoas. Mas é muito compensador. Ganhei muito mais do que aquilo que pensava que ia ganhar", declarou o humorista. "Ganhei um estilo de vida saudável que adotei para o resto da minha vida", referiu.

Face à grande mudança, é abordado na rua por pessoas que lhe dizem que vai perder a piada por estar magro, que lhe perguntam se está doente ou se está a separar-se. Uns pensam que fez algum tipo de operação, outros que tomou medicamentos para emagrecer. "Há pouca gente que chega e diz 'parabéns, estás melhor'".

"Há pessoas que me dizem 'o que é que tomaste?'. Eu digo 'tomei uma atitude'", afirma, orgulhoso. Aos 47 anos, o humorista e ator, que já leva no currículo novelas como "Amor Amor" e "Lua de Mel", diz já estar "armado em guru" para com os amigos. "Por baixo de qualquer gordura está um corpo capa da 'Men’s Health'", concluiu.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.