Depois de Portimão e Idanha-a-Velha, o Festival Arrebita está de volta para mais uma edição, mas desta vez é uma estreia. O festival de gastronomia local chega pela primeira vez ao Alentejo para arrebitar Santiago do Cacém e homenagear a gastronomia da região. Decorre sábado, e domingo, 19 e 20, e como é habitual, a entrada é livre e os pratos têm o valor de 6€.

O Arrebita Alentejo tem lugar no Mercado Municipal de Santiago do Cacém e conta com mais de 20 chefs da região, e de todo o país, e com pasteleiros e padeiros que prometem invadir o festival com o melhor que a região tem para oferecer. À comida junta-se a música e a animação com nomes como os Farra Fanfarra, os DJ’s Funkamente e a banda de Toty Sa’Med. 

Cook & Fun. O conceito de gastronomia imersiva para maiores de 18 anos está quase a chegar a Portugal
Cook & Fun. O conceito de gastronomia imersiva para maiores de 18 anos está quase a chegar a Portugal
Ver artigo

No sábado, 19, o Arrebita tem como foco a criatividade e as novas abordagens à comida tradicional. Assim, por 6€ cada, pode contar com pratos como grão com fiambre de javali, marmelos em calda e maionese de salva, do chef João Narigueta, do restaurante Híbrido, em Évora, ou com as almôndegas de coração de boi, do chef Francesco Ogliari, do restaurante Tua Madre, em Évora. Para adoçar o festival, o chef Diogo Águas, do restaurante Sem Nexo, na Comporta, apresenta a sobremesa de arroz carolino, pinhão e mel.

Na animação, os Farra Fanfarra prometem animar o dia de sábado, das 17h às 18h, com uma festa de instrumentos de sopro. Para fechar a noite, das 21h30 às 23h30, a dupla de DJ´s do Lux Frágil, em Lisboa, Funkamente, vai dar música ao Arrebita com um set que vai do jazz ao funk, passando pelo house. 

À Espera. O novo turismo rural no Alentejo que convida a desligar, sem pressas (nem filhos)
À Espera. O novo turismo rural no Alentejo que convida a desligar, sem pressas (nem filhos)
Ver artigo

No domingo, 20, é a vez dos chefs consagrados tomarem conta do Arrebita. Das 12h30 às 20h vai poder provar pratos como as lulas com migas, grelos e patê de ovas de pescada, da chef Ana Moura, do restaurante Lamelas, em Porto Covo, o hambúrguer de porco biológico com pickles de cebola roxa do chef André Cruz, do Feitoria, em Lisboa, ou as lulas da costa vietnamitas com molho de amêndoa e alho e tomates marinados do chef Alexandre Silva, do restaurante LOCO, em Lisboa. No final da refeição delicie-se com a célebre tarte de farinheira com castanhas e pêra bêbeda, do chef Filipe Ramalho, que vai também estar disponível no sábado.

Para fechar o Arrebita Alentejo, a partir das 16h30 de domingo, pode contar com o concerto do cantor, compositor e multi-instrumentalista, Toty Sa’Med. 

Com entrada livre, o Festival Arrebita Alentejo é uma coorganização da Amuse Bouche com a Câmara Municipal Santiago de Cacém e conta com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Alentejo.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.