Depois de uma noite de festa para celebrar o novo ano, acordar cedo é impensável. Contudo, apesar de podermos dormir até mais tarde à vontade, não estamos à vontadinha, porque o corpo precisa de alimento. Por isso, para aproveitar a primeira manhã de 2023, nada melhor do que um brunch.
No dia 1 de janeiro, todos os caminhos vão dar ao Hub Criativo do Beato, em Lisboa. Isto porque, pela primeira vez, a Praça vai servir um brunch de Ano Novo, entre as 11h30 e as 16 horas. Com amigos ou com a família, pode aproveitar para contar as loucuras da noite anterior com um banquete a perder de vista.
Se há coisas que podem mudar no próximo ano, uma delas certamente não será o buffet dedicado às entradas, que é o "ex-líbris do brunch da Praça", frisa o restaurante em comunicado. É graças a este que poderá encher a barriga de um vasto leque de queijos e enchidos artesanais das diferentes regiões do País e pão caseiro feito no local, a par de uma seleção de azeites nacionais e azeitonas de Trás-os-Montes (bem temperadas, por sinal).
Depois, basta escolher um menu, conforme aquilo que o corpo lhe pedir. O menu Brunch, por exemplo, oferece uma tosta de manteiga de couve-flor com cogumelos, acelgas, cebola frita e sésamo torrado ou uma tosta de húmus, molho holandês, painho e pickles. Para quem não descura uma dose de ovos logo pela manhã, também há opções que vão dos ovos escalfados em tomatada e ervas aos ovos mexidos com farinheira.
Para terminar, este menu conta ainda com um prato que não arreda pé de qualquer brunch que se preze: as panquecas. As da Praça, no caso, são acompanhadas de manteiga rainha do Pico, mel de tâmara e creme de baunilha e queijo mascarpone.
Quem não dispensa comida de conforto poderá deliciar-se com o menu homónimo. Neste constam algumas iguarias que remetem para aquela comida que só as avós sabem fazer, como creme de castanhas com chouriço e azeite ou arroz do Sado cremoso com pato, queijo pecorino e ervas frescas.
A par destas opções, também existe o menu plant based, que inclui creme de castanhas com aipo e azeite ou uma lasanha de legumes da época e creme de amêndoa, e um menu infantil, que deverá pôr as crianças a babar com um creme de batata doce laranja, uma panqueca clássica e ovos mexidos com pão caseiro.
Por fim, refeição pode acabar da mesma forma que começou. Isto é, com um buffet que, desta vez, é inteiramente dedicado às sobremesas e cuja oferta vai desde a fruta fresca, oriunda de produtores portugueses que trabalham com a Praça, à torta de tangerina biológica, arroz-doce, brownie e banana bread.
Os adultos mais gulosos poderão começar o ano desta forma por apenas 39€, o que lhes dá direito ao buffet de entradas, sobremesas e um menu à escolha (sim, as bebidas são pagas à parte). E até poderão levar os miúdos, já que até aos 4 anos não pagam – contudo, a partir dos 5 e até aos 12, o brunch tem um valor de 19€ por criança.