Uma de arroz para duas de água. Cozinheiro ou não, esta é a medida conhecida e utilizada por todos para cozinhar arroz. Mas conseguir um arroz dito perfeito vai muito além disso. Desde a fritura ao tempo da cozedura, são vários os truques para se fazer um arroz soltinho. Mas há um que parece ser infalível e basta apenas adicionar mais um passo. 

Por isso, se está farto de fazer arroz e deixá-lo ou cru ou colado no fundo do tacho, não se preocupe. Descobrimos o ingrediente extra que o vai salvar cada vez que cozinhar este alimento. E garantimos que toda a gente tem em casa.

Acha que sabe cozer um ovo? Este é o método infalível (e a forma mais fácil de descascar)
Acha que sabe cozer um ovo? Este é o método infalível (e a forma mais fácil de descascar)
Ver artigo

Mas truques há muitos e cada chef tem o seu: Jamie Oliver diz que o segredo está em lavar o arroz durante um minuto antes de cozinhar; Rita Lobo afirma que se pode lavar o arroz mas que o importante é secar bem antes de pôr a cozer; e Leonardo Paixão diz que o segredo está em cozinhar em lume baixo com a tampa na panela.

Infalível, o método que elegemos foi o de Clara de Sousa. Na rubrica “Sabia que…”, no YouTube, a jornalista ensina a fazer um arroz soltinho, passo a passo, e explica qual é o ingrediente chave: o vinagre. Adicionar uma colher de sopa de vinagre na fase da fritura do arroz vai impedir que os grãos de arroz se colem. “Assim que juntamos o vinagre, o arroz começa logo a separar. E porque é que isto acontece? Porque o vinagre tem um efeito de selar o arroz e ao selá-lo o arroz vai deixar de soltar goma e vai manter-se soltinho”, explica Clara de Sousa no vídeo. 

Método

  1. Num tacho coloque um pouco de azeite e frite o arroz (uma chávena) até ficar translúcido.
  2. Quando estiver translúcido adicione uma colher de sopa de vinagre.
  3. De seguida, junte duas chávenas de água a ferver e sal.
  4. Deixe ferver em lume brando durante cerca de 10 minutos com uma tampa sem cobrir totalmente o tacho.
  5. Por fim, desligue o lume, retire a tampa e mexa o arroz para libertar todo o vapor.

Pode ver aqui o vídeo de Clara de Sousa.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.