O percurso do La Kebaberie em Portugal começou a 9 de abril de 2022, com a abertura da primeira loja, no Saldanha, em Lisboa. Em menos de um ano, inauguravam um segundo espaço. Mas o que distingue estes kebabs de tantos outros que já existiam no nosso País?
"O nosso produto é totalmente diferente do kebab habitual", assegura Kevin de Carvalho, um dos responsáveis pela marca. "Achámos que o conceito do kebab aqui em Portugal estava totalmente diferente do que nós conhecemos. Em França, por exemplo, é mesmo a referência em termos de fast food e comfort food", exemplifica.
Enquanto lá "muitas vezes as pessoas têm uma vontade de comer kebab", em Portugal "nem tanto. É mais pizzas e hambúrgueres". Ao tentarem entender o porquê, concluíram que "o produto não é muito valorizado, seja a nível da imagem, da qualidade, do packaging". "Tentámos ir ao contrário disso tudo", explica o dono do projeto à MAGG.
Tanto Kevin de Carvalho como Filipe Lourenço, também proprietário, fizeram formações ligadas ao Mundo dos kebabs com chefs franceses, que hoje trabalham nos dois espaços La Kebaberie, no Saldanha e no Chiado, que abriu a 18 de março e que é "totalmente diferente".
Enquanto no Saldanha têm "um conceito unicamente take-away e entregas", apenas com uma cozinha que vende para fora, para o Chiado quiseram criar "uma evolução do primeiro espaço". "As pessoas já podem entrar no espaço, comer em mesas, e também temos um visual impactante", compara Kevin.
Além disso, preparam-se para lançar, também na nova loja do Chiado, merchandising, com itens como T-shirts e bonés. Também estão em cima da mesa "eventos temáticos uma vez por mês". Escolheram esta localização porque "o Chiado é muito ligado à rua, à cidade e ao urbano", tornando o kebab "um produto totalmente adequado".
No La Kebaberie pode escolher entre oito tipos diferentes de kebabs. Os mais vendidos são os dois mais caros: o Le Cheezy, com carne, alface, tomate, cebola roxa, duplo queijo cheddar, queijo coalho grelhado na chapa, molho branco e molho algerienne (9,90€) e o Le Saisonnier, que varia consoante as estações, custa 9,90€ e tem queijo cheddar a dobrar, pickles e um "molho secreto parecido ao do Big Mac".
Pode também optar pelo Le Spicy, com carne, alface, tomate, cebola roxa, jalapenos, repolho roxo, milho, cheddar e molho samurai (8,90€), pelo Le Chevre Miel, com carne, alface, tomate, queijo de cabra DOP, pimentos grelhados, mel e molho de mostarda e mel (8,90€) ou pelo Le Classique, com carne, alface, tomate, cebola roxa, molho branco e molho algerienne (6,90€).
A lista fica completa com o Le Grec, com carne, alface, tomate, azeitonas pretas, pepino, coentros, queijo feta DOP e molho branco (7,90€), o Le Traditionnel, com carne, alface, tomate, cebola roxa, repolho roxo, queijo feta DOP, romã e molho branco (8,90€) e o Le Vegan, um kebab 100% vegan com carne plant-based, alface, tomate, cebola roxa e molho verde (7,90€).
É suposto os "babs" da La Kebaberie terem duas vezes mais carne que um hambúrguer normal. É possível, por mais 1,50€, acrescentar batata tradicional ou cajun, mais picante. A bebida é sempre à parte, sendo que uma Superbock custa 2€, uma água 1€ e Coca-Cola ou Nestea 1,70€. As sobremesas, tarte Daim e tarte Toblerone, valem 3,50€.