O Obicà chegou ao Porto em 2021 e a Lisboa em outubro de 2022. Esta marca cosmopolita foi fundada em 2006 em Itália e já conta mais de 20 restaurantes pelo Mundo. Uma das coisas que a distingue é o conceito Mozzarela Bar, através do qual é possível fazer degustações destas iguarias italianas.

A MAGG arriscou fazer uma prova cega de sete tipos diferentes de mozzarella. Também provámos as melhores carnes frias, acompanhadas de uma seleção especial de vinhos italianos. No Obicà, os produtos chegam semanalmente de Itália, importados (como o café, a água e, claro, as mozzarellas).

5 restaurantes italianos bem fancy para um date romântico com as melhores pastas e risottos
5 restaurantes italianos bem fancy para um date romântico com as melhores pastas e risottos
Ver artigo

"As mozzarellas vêm todas as semanas para garantir a qualidade e a frescura", explicou-nos Pedro Galvão, um dos responsáveis pelo espaço. "Tudo é da mais alta qualidade possível que se encontra no mercado", assegurou, explicando que "praticamente todos os pratos têm mozzarella".

As mozzarellas estão à vista do cliente, algo que "foi inspirado nos bares de sushi do Japão, no sentido de expor o produto". Na degustação às cegas que fizemos, tínhamos de adivinhar o que estávamos a provar — e conseguimos acertar em todos. Atreve-se a quebrar este recorde?

Mozzarella di bufala, mozzarella di bufala fumada, bocconcini, burrata, stracciatella, ricotta e camembert são os tipos de queijo que pode ficar a conhecer. Há quatro menus diferentes de degustação com valores entre os 18 e os 52€ para experimentar.

Obicà
Obicà créditos: MAGG

Nas degustações, as mozzaellas têm uma ordem estabelecida, para serem consumidos do mais suave ao mais intenso (que é a mozzarella fumada). O nosso favorito foi a burrata, mas também adorámos a ricotta. "É um dos que temos mais dificuldades em vender porque acham que é tipo a do supermercado", confessa o chef Luís Minuzzi.

A stracciatella e a burrata "são parentes" e feitas com leite de vaca. "O leite de bufala tem menos teor de gordura que o de vaca, então os queijos são menos amarelados e mais brancos", compara o chef, que trabalha há 12 anos com cozinha italiana.

No Obicà (cujo nome significa "aqui está"), não usam nunca alho nem cebola. O espaço em Lisboa pode receber até 80 pessoas e na Empório, a mercearia de luxo do restaurante, consegue comprar os mesmos produtos italianos com que os pratos são feitos e tentar replicá-los em casa.

Obicà Lisboa

Localização: Rua da Escola Politécnica 90, 1250-102 Lisboa
Horário: Domingo a quinta-feira, das 12h30 às 16h30 e das 19h às 23h. Sexta e sábado, das 12h30 às 16h30 e das 19h às 00h30
Contacto: 910 407 706