O Brasil Origem Week começa esta quinta-feira, 6 de junho, e estende-se até 9, domingo. O objetivo? Mostrar este país sul-americano não só a quem o conhece como a quem o quer conhecer, com diversas iniciativas que têm tanto de deliciosas como de didáticas.
Este evento que reúne o Brasil vai decorrer no World of Wine (WOW), em Vila Nova de Gaia. Contará com exposições, palestras com nomes como Eduardo Bueno, Sérgio Pereira e Gonçalves Guimarães e debates com juristas, empresários e políticos, com temas como "Um Brasil de Oportunidades".
Ao estar presente nestes dias conseguirá degustar inúmeros produtos das diferentes regiões brasileiras, tais como acarajé, açaí, tucupi, caldo amazónico, jabuticaba, café, pão de queijo, queijo coalho, tucupi, tapioca e brigadeiro. Não faltarão showcookings para adoçar a boca.
Neste festival de entrada gratuita também serão dinamizados workshops para mulheres como "A magia das cores na identidade pessoal" e "Posicionamento e postura no mercado de trabalho", assim como desfiles de moda com peças exclusivas de 19 marcas vindas do Brasil.
Durante o Brasil Origem Week acontecerá ainda o Douro Bossa Jazz Festival, a 7 e 8 de junho, na área aberta Lodge 6 do WOW. Este evento sustentável (com o apoio de entidades como o Governo da Bahia, o Governo do Pará, a Embaixada do Brasil, a Câmara Luso Brasileira e a Casa Brasiliana) pretende evidenciar a diversidade brasileira.
"São 524 anos de relação entre o Brasil e Portugal. Precisamos de estreitar ainda mais os laços e construir uma ponte cultural e de negócios sobre o Oceano Atlântico para que possamos trabalhar realmente como países-irmãos que somos. O Brasil pode fazer Portugal maior e Portugal fazer o Brasil melhor", crê o principal responsável pelo evento, Marco Lessa.