Durante longos anos a expressão "drive-in" só nos remetia para duas coisas: as cadeias de fast food onde basta parar o carro para levar aquela comida de conforto ou o cinema nos anos 50 caracterizado em filmes como "Tornado" ou "Grease" ou até noutros sempre que se pretendia um plano romântico. A verdade é que o sufixo de drive-in não podia estar mais in, que é como quem diz na moda.

Filmes, concertos e até jogos de futebol. O mundo "novo", um tanto admirável arriscamos dizer, com as mais variáveis reinvenções em setores do fitness, da restauração ou das empresas, estendeu-se também à cultura. E nada melhor do que esta fonte de inspiração para nos recuperarmos dos últimos meses. Apesar dos museus virtuais ou concertos em direto terem animado a quarentena, a cultura volta novamente à rua de norte a sul do país.

Cinemas e teatros reabrem dia 1 de junho. Conheça as novas regras de segurança
Cinemas e teatros reabrem dia 1 de junho. Conheça as novas regras de segurança
Ver artigo

A MAGG foi à procura de todos os eventos em formato drive-in que já têm data marcada para receber os carros com a devida distância de segurança. Tome nota na agenda.

1. “Mini drive-in”, Avanca, 31 de maio

drive in
créditos: avanca

Começamos precisamente pelo cinema, um dos formatos mais comuns desta moda, para falar do “mini drive-in” que antecipa o 24º Festival de Cinema AVANCA 2020, condicionado pela COVID-19. Contudo, nada como adaptar aos novos tempos e passar da grande tela num cinema fechado para a projeção num ecrã gigante ao ar livre.

O evento, que acontece já no próximo domingo, 31 de maio, e prolonga-se até à madrugada de 1 de junho, não passa os clássicos do cinema de Hollywood ou dos Óscares, mas sim curtas-metragens também elas com premiações. É o caso de “A tua vez” de Cláudio Jordão e David Rebordão, Prémio Estreia Mundial, e “Tweet Tweet” de Zhanna Bekmambetova, Prémio Animação na edição anterior do festival, que vão então passar no “mini drive-in” na Ribeira do Mourão em Avanca, um braço da Ria de Aveiro.

E porque "mini"? Porque esta é apenas uma amostra do que vai acontecer em junho e julho em diversos espaços de Avanca e do Concelho de Estarreja, abrindo assim o início das atividades do festival que vai decorrer entre 18, 22 e 26 de julho.

2. Drive in Comic Con, Oeiras, 1 a 7 de junho

comic con
créditos: comicconportugal/Facebook

O Meu Espião” é o primeiro filme da lista do Drive in Comic Con que decorre de 1 a 7 de junho, mas a este juntam-se filmes que merecem ser recordados ou até vistos pela primeira vez, como é o caso do vencedor do vencedor do Óscar de Melhor Filme “Parasitas". Além deste, Oeiras vai também receber "Era uma vez em... Hollywood", a 2 de junho, o filme de terror “IT 2“, a 4 de junho, e o “Homem-Aranha: Longe de Casa", que estreou apenas o ano passado, e será transmitido no drive-in a 6 de junho.

Como reinventar nunca é demais, até pode vestir-se de Homem-Aranha para fazer jus ao filme e certificar-se de que tem uma máscara que cobre todo o corpo e protege-o da COVID-19. Mas esta não é a única medida.  "Os lugares de estacionamento respeitarão uma distância de segurança, para que cada viatura esteja distante das restantes", garante a organização no site.

Todas as sessões começam às 20 horas, no Jardim Municipal de Oeiras, e apesar de o evento ser gratuito, é necessário fazer reserva por carro. Estão disponíveis desde esta terça-feira, 26 de maio, no site do evento, mas vai ter de aguardar e estar atento, porque as primeiras vagas já estão esgotadas.

3. Fábrica de Braço de Prata, Lisboa

concertos
créditos: Fábrica Braço de Prata/Facebook

A iniciativa de transmitir concertos ao ar livre começou a 13 de maio e ao contrário de outros eventos, este não tem data para terminar. As únicas datas que se sabem são aquelas que proporcionam um momento de descontração dentro dos carros e acontecem de segunda a sábado, das 19h30 às 23h, com concertos das 21h30 às 22h30.

Nada o impede de ir sozinho, mas para restabelecer a vida social limitada no confinamento, pode também combinar um noite com amigos, cada um no seu carro, um plano a dois e até pode jantar no recinto da Fábrica de Braço de Prata.

Depois de escolher com quem quer estar e qual o plano ideal, só tem de garantir o lugar através da compra do bilhete, uma vez que o espaço é limitado. Neste evento há um consumo mínimo, em take away, de 5€ por pessoa.

4. Estúdio33 Drive In, Leiria, 6 a 26 de Junho

concerto
créditos: Estúdio33

Se a moda nos anos 50 era apenas estacionar o carro para assistir a uma sessão de cinema, até nisso a pandemia levou a uma reinvenção e agora também há espectáculos de magia em modo drive-in. É o caso do mágico Luís de Matos que vai apresentar o "Luís de Matos DRIVE IN" a 5 de junho.

Este é já o segundo espectáculo de uma saga de seis eventos do Estúdio33 Drive In cuja estreia contou com o nome de Pedro Abrunhosa. Depois do músico e do mágico, seguem-se mais artistas de diversas áreas: o humorista  Nilton vai atuar a 6 de junho, o DJ Pete Tha Zouk está marcado para 12 de junho, o artista Noble ficou para 19 de junho e os concertos em Leiria encerram com a atuação de Mário Mata (com José Cid) a 26 de junho.

Para garantir a segurança, o público não pode sair do carro e é apenas permitida a abertura dos vidros do lado do condutor. Para estas sessões é necessário ter bilhete para entrar, podendo ser adquirido no site Ticketline. Têm um custo de 50€ por carro.

5. "Drive-in" com jogos da Liga no queimódromo do Porto

futebol
créditos: pinterest

Das raras vezes em que um jogo de futebol é transmitido ao ar livre acontece no contexto dos jogos da Seleção Nacional e com uma multidão aglomerada em relvados de diversas cidades do País. Ora, ajuntamentos é tudo o que não queremos nesta altura, mas o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, arranjou uma solução à altura dos tempos de pandemia: o drive-in.

Mas como é que isto vai funcionar? No fundo, exatamente como nos filmes, quer no método, quer na intensidade das emoções que vão ficar à flor da pele até saber o desfecho, neste caso, da partida. As sessões vão acontecer no  queimódromo do Porto, ao lado do Parque da Cidade, para os adeptos da Invicta poderem assistir dentro dos seus veículos aos jogos de futebol jogos da Liga, que recomeçam já a 3 de junho.

Uma das sessões até calha numa data especial para os adeptos do Porto: "Temos um jogo que entusiasma desportivamente, mas que preocupa, que é um FC Porto-Boavista na noite de São João. Gostaríamos que os adeptos convivessem em tranquilidade, com todas as normas de segurança, sem estarem fechados num café", adiantou Rui Moreira esta segunda-feira, 26 de maio, depois de uma reunião com o líder da Liga, Pedro Proença, com quem discutiu a ideia.

6. “Cinema em Noites de Verão” em formato drive-in, Guimarães

guimarães
créditos: pinterest

Não é só na capital ou na Invicta que a moda do drive-in ganha forma. Guimarães também vai apostar no formato e transformar o já habitual “Cinema em Noites de Verão”, que acontece todos os anos, em sessões de cinema dentro dos carros.

Neste caso, vai ser preciso esperar mais algum tempo, porque as sessões só começam em agosto e uma vez que acontecem à noite o calor não vai ser problema nesta altura. A única preocupação é mesmo levar a proteção individual necessária se partilhar o carro com muitas pessoas e manter distancia do vizinho (carro) do lado.

O cinema vai ser instalado no Campo de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães, e falta apenas ajustar aspetos técnicos, como o som e o ecrã, porque o a autarquia já deu sinal para avançar. Ainda não se sabem os filmes em cartaz este ano, apenas que “as pessoas usarão a frequência da rádio para ouvir o som do filme e será só para quem se deslocar de carro”, explicou Carlos Mesquita, presidente do Cineclube de Guimarães, ao jornal "Mais Guimarães".

7. “Drive-In” para celebrar o Dia da Criança

drive in
créditos: Município de Pinhel/Facebook

Até agora os eventos dirigiam-se principalmente aos adultos, com filmes de terror e artistas como Mário Mata, cujos temas datam já da década de 80, mas também as crianças vão ter direito a usufruir deste formato.

O Município de Pinhel vai assinalar o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com sessões de cinema gratuitas em modo drive-in. “Bráulio e o Mundo dos Gatos” foi o filme escolhido para celebrar o dia dos mais novos e vai ter lugar no Parque de Estacionamento do Centro Logístico.

Apesar de o objetivo ser assinalar o dia da criança, as sessões estão repartidas por dois dias: 31 de maio e 1 de junho, ambas às 21 horas.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.