
Se é apaixonado por artesanato, não pode deixar de espreitar a nova iniciativa do Posto Turístico da Madeira. Este espaço no Chiado, em Lisboa, vai receber a Feira do Artesanato Madeirense para celebrar e divulgar o mais tradicional da ilha.
Nos dias 23 (sexta-feira, das 16 às 20 horas) e 24 de maio (sábado, das 15 às 19 horas), conseguirá viver o ambiente icónico e acolhedor das tradicionais barraquinhas da Avenida Arriaga, no Funchal, sem precisar de sair de Lisboa.
Nestes dois dias, o Posto Turístico da Madeira vai transformar-se num verdadeiro mercado vibrante, com stands de venda onde estarão expostas peças únicas feitas à mão. Poderá encontrar artigos autênticos em fibra de bananeira, peças em vime, os tradicionais instrumentos musicais madeirenses – como a braguinha e o brinquinho – assim como o bordado Madeira. Ao vivo, uma bordadeira mostrará esta arte minuciosa em plena execução.
Estes ofícios ancestrais, que nascem da arte manual dos artesãos, existem na ilha desde os primeiros séculos da sua povoação. Surgiram da necessidade de criar bens essenciais e utensílios de uso doméstico. Falamos de um saber familiar, passado de geração em geração.
A melhor parte? Vai poder levar consigo para casa os seus artigos preferidos, tornando-a ainda mais especial, e com lembranças deste arquipélago singular. Embora o stock seja limitado, poderá sempre encomendar algum produto específico que o tenha conquistado.
Esta é uma das várias iniciativas dinamizadas pelo Posto Turístico da Madeira em Lisboa, que continua a trazer um pouco da ilha à capital. Marque já na agenda para não deixar passar esta oportunidade.