Este verão, em vez de voltar à praia de sempre, porque não permitir-se conhecer novas opções? O Centro de Portugal possui inúmeras praias especiais, acolhedoras, espaçosas e lindas.
Falamos-lhe sobre duas mãos cheias de sugestões de praias que encontra na maior e mais diversa região turística nacional (com 100 municípios), tanto fluviais (que se formam nas margens dos rios, lagos ou cursos d'água) como oceânicas (como o nome indica, à beira do oceano), para todos os gostos.
Muitas exibem o galardão Bandeira Azul (anualmente atribuído às praias que cumprem os critérios de natureza ambiental), outras disponibilizam facilidades para pessoas com mobilidade reduzida e existem também as que possuem excelentes infraestruturas. Espreite a seguinte lista para decidir onde vai dar os próximos mergulhos.
1. Praia da Vagueira
Na praia da Vagueira, localizada em Vagos, na região de Aveiro, pode testemunhar a forma mais antiga de pesca no Mundo: a arte xávega. Mantém, desde 1989, a Bandeira Azul e, durante o verão, conta com atividades como cinema, concertos e aulas de ginástica.
2. Praia fluvial de Poço da Corga
A praia fluvial de Poço da Corga, em Castanheira de Pera, na região de Leiria, dispõe de acesso pedonal, instalações sanitárias adaptadas e com acesso facilitado, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e, durante a época balnear, serviço de primeiros socorros com nadador-salvador.
3. Praia de Mira
A praia de Mira, na zona de Coimbra, tem várias características que a diferenciam de outras, tais como a ondulação forte (atrativa para surfistas), os barcos coloridos e as casas de madeira ali construídas pelos pescadores.
4. Praia fluvial da Senhora da Piedade
A praia fluvial da Senhora da Piedade, na Serra da Lousã, distrito de Coimbra, consegue albergar até 87 pessoas. Conquistou não só a Bandeira Azul, mas também a bandeira "Praia Acessível - Praia para Todos!", do Instituto Nacional para a Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal.
5. Praia Figueira da Foz
A Figueira da Foz conta com 34 quilómetros de praias, como a praia da Figueira, a praia de Buarcos e a praia do Cabedelo, entre outras. Enquanto umas são ótimas para pesca desportiva, outras são ideais para desportos aquáticos como bodyboard e windsurf.
6. Praia fluvial da Louçainha
Situada nas Represas Naturais da Louçainha, em Penela, Coimbra, a praia fluvial da Louçainha, que conta com a distinção Bandeira Azul, está rodeada pela vegetação natural da Serra do Espinhal, o que lhe garante sombra, mesmo nos dias mais quentes.
7. Praia de São Pedro do Moel
A praia de São Pedro do Moel, concelho da Marinha Grande, fica numa clareira do Pinhal de Leiria, um pouco a sul da foz da ribeira de Moel. Esta praia é particularmente indicada para quem adora praticar desporto ao ar livre.
8. Praia fluvial da Lapa dos Dinheiros
Vai ficar fascinado pela praia fluvial da Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia. Localizada a mais de 700m de altitude, é um paraíso escondido entre encostas marcadas por floresta e granito, de águas límpidas servidas pelas águas da ribeira da Caniça.
9. Praia de Santa Cruz
A praia de Santa Cruz está localizada em Torres Vedras, na zona Oeste. Conhecida pelo seu areal extenso e pelas suas arribas imponentes, é ideal para a prática de surf e conta com diversas infraestruturas de apoio, como uma piscina e um fosso olímpico de tiro.
10. Praia fluvial do Lago Azul
A praia fluvial do Lago Azul fica na Albufeira de Castelo do Bode, em Ferreira do Zêzere, região do Médio Tejo. Com a designação oficial de praia fluvial da Castanheira, incentiva à prática de desportos náuticos, nomeadamente wakeboard.