Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com um vídeo das peças da marca de Kim Kardashian, a Skims, nas redes sociais e ficou completamente chocado – ou, no mínimo, se riu com o vídeo que Madalena Abecasis publicou a experimentá-las. Isto porque parecem ter um poder adelgaçante de outro mundo e deixar tudo no sítio.

A insígnia, lançada em 2019, rapidamente se destacou pelo seu design minimalista e uma paleta de tons neutros, bem como pelo facto de oferecer soluções práticas para aqueles looks em que precisamos de uma ajuda extra na silhueta. A única coisa que nunca abonou a seu favor foi o preço. E se lhe disséssemos que a H&M tem concorrentes de peso?

É verdade. A marca sueca tem várias opções que, além de se assemelharam a modelos icónicos da marca da socialite norte-americana, são bem mais amigas da carteira. De bodies ajustados a conjuntos de roupa modeladora e loungewear, a insígnia de fast fashion tem apostado as fichas todas em designs que remetem diretamente para o estilo que tornou a Skims um fenómeno global – e este vídeo prova-o.

Este body é a peça que mais semelhanças apresenta. Por exemplo, no que diz respeito à cor, a proposta da H&M é praticamente igual à da Skims. O mesmo se aplica ao formato, que conta com uma "secção fully fashion que realçam o peito e oferecem suporte suave", lê-se na descrição do produto, que promete um efeito modelador firme na barriga.

A principal diferença entre as duas marcas está na composição dos materiais, que influencia o nível de suporte. A Skims usa 82% nylon e 18% elastano, enquanto a H&M aposta em 72% poliamida e 28% elastano. Trocado por miúdos, a insígnia norte-americana, pelo facto de ser menos elástica, proporciona um efeito mais modelador e duradouro, enquanto a versão da H&M privilegia a flexibilidade e o conforto.

Aquilo que também difere (e bastante) é o preço: na H&M, a peça encontra-se a 19,90€; no site da Skims, encontra-se a 86€. No que diz respeito a tamanhos, temos de dar a mão à palmatória e dizer que a marca de Kim Kardashian ganha, sendo que a gama vai do XXS ao 4XL, enquanto a da marca alemã se fixa entre o XS e o XL. Ambas as opções estão disponíveis no respetivo site oficial.

Espreite os modelos da H&M