As ballet flats (ou sabrinas) estão de volta e são a grande tendência do momento entre as fashionistas. Confortáveis, elegantes e versáteis, são a escolha perfeita para quem deseja um modelo de calçado que case estilo e praticidade. Agora, esta tendência ganha um novo impulso com a chegada da Flabelus a Portugal, conhecida por ter este modelo às resmas.

A marca espanhola, conhecida pela fusão de artesanato, arte e storytelling e que já foi vista nos pés de inúmeras fashionistas – incluindo algumas portuguese girlies, como Mafalda Patrício e Caetana Botelho Afonso –, abriu a primeira loja no País e fica na capital. Está localizada no bairro Príncipe Real e é a maior da marca até ao momento, fruto dos 180 metros quadrados de área com que conta.

O espaço foi concebido para ser uma verdadeira experiência sensorial, na qual os visitantes são convidados a mergulharem no universo criativo da insígnia. O design da loja ficou a cargo da arquiteta Marta Sánchez Zornoza, cuja visão artística transformou o estabelecimento numa autêntica obra de arte, que alia a tradição portuguesa e a inovação da marca, que nasceu durante a pandemia e rapidamente conquistou um lugar de destaque.

Veja a loja

Descrevendo o espaço como "uma galeria conceptual, que capta a essência da cidade, com um ambiente vibrante e cheio de carácter", Beatriz de los Mozos, CEO e fundadora, em comunicado, explica que a nova loja é uma forma de ampliar a visão da marca no que diz respeito a criar espaços que vão além do retalho tradicional". "Acreditamos que Lisboa, com a sua rica cultura, é o lugar perfeito para apresentarmos a nossa fusão de moda, arte e sustentabilidade", frisa.

O que começou por ir beber inspiração a um par de venezianas, acabou por se transformar num negócio para ir ao encontro do interesse das amigas – e, posteriormente, tornou-se uma marca de sucesso e reconhecida internacionalmente, visto que, além de Espanha e Portugal, existem lojas em Londres e Paris. E nem só de sabrinas se faz a festa na Flabelus.

A insígnia oferece uma gama de calçado vasta: há opções para mulher e homem, bem como para crianças. Aquilo que une todos os modelos é o facto de conseguirem conciliar conforto e estilo, sendo ainda a combinação do savoir-faire artesanal com um design mais contemporâneo (e super trendy).

Por isso, além das sabrinas, a marca é conhecida pelas suas alpercatas, mocassins e sandálias, modelos concebidos com recurso a materiais de alta qualidade, como linho, couro e até tecidos reciclados. Como se isto não bastasse, e porque nenhum look fica completo sem acessórios, a espanhola ainda se mune de uma linha composta por bolsas e chapéus.

Espreite alguns modelos