Da China à América do Sul ou à Suécia, o site de saúde e bem estar Healthline reuniu 11 truques provenientes de todo o mundo para o ajudar a adormecer e a dormir melhor. Várias culturas de todo o mundo criaram as suas próprias rotinas para dormirem bem. Desde molhar os pés em água quente, às bonecas das preocupações e ao chá de camomila, saiba quais são os truques utilizados em vários países do mundo para um sono descansado.
China
1. Molhar os pés em água quente
Este truque da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma ótima maneira de relaxar os pés cansados. Pode colocar na água diferentes ingredientes calmantes, como óleos essenciais seguros para a pele, como o de lavanda e rosa. De acordo com a MTC, “a temperatura quente sinaliza o cérebro e o corpo para relaxarem, preparando o indivíduo para dormir.”
2. Tâmara vermelha
É usada na MTC para acalmar a mente e as emoções, estimulando um estado de espírito relaxado e um sono profundo. Segundo a MTC, “a tâmara-vermelha contém dois produtos químicos, saponinas e flavonoides, que reduzem a sensação de stress e, ao mesmo tempo, promovem o relaxamento”. Num ensaio clínico realizado em 2020, descobriu-se que a tâmara-vermelha teve um impacto positivo na melhoria da qualidade do sono.
Índia
3. Medicamentos fitoterápicos
Um medicamento fitoterápico é composto por plantas medicinais. A ashwagandha (ou cereja do inverno) é uma das ervas mais importantes da medicina tradicional do subcontinente indiano e é usada há milhares de anos para reduzir o stress e a ansiedade e para apoiar o tratamento de sintomas relacionados à saúde mental. A ashwagandha reduz o tempo que as pessoas demoram a adormecer, melhora a qualidade de sono e de vida e tem um impacto “pequeno, mas significativo” no sono, especialmente para aqueles diagnosticados com insónias.
Suécia
4. Beber välling
Beber välling, uma mistura de leite com aveia, antes de dormir. É rico em nutrientes, saciante e é uma sugestão comum para potenciar a sonolência. Contém compostos conhecidos por apoiar ciclos de sono saudáveis, como a serotonina. O calor do leite e o ritual calmante também podem ajudar a provocar o sono.
5. Carne de alce
A carne de alce é rica em triptofano e a suplementação de triptofano, especialmente acima de uma grama, pode ajudar no sono.
Finlândia
6. Sauna
Desfrutar de uma sauna à noite “aumenta a temperatura corporal, relaxa os músculos e, como resultado, deixa qualquer um com muito sono”. As saunas oferecem vários benefícios à saúde, nomeadamente para a depressão e ansiedade. É necessário beber bastante água durante uma sauna e, assim, “dormirá como um bebé”.
Japão
7. A tradição do shikibuton
O shikibuton é um colchão japonês que se coloca no chão e que oferece benefícios para o sono e a saúde. Normalmente é feito com materiais ecológicos e naturais, como o algodão e a lã. Acredita-se que ajuda a prevenir ou a aliviar a dor lombar e fornece suporte para a coluna.
América do Sul e Central
8. O hábito das redes
As redes são vistas como uma opção legítima para dormir na América do Sul e Central. “A rede oferece duas coisas que são cruciais para a qualidade do sono: segurança e conforto”, diz o dono de uma loja de colchões. O balançar das redes encurta o tempo que se demora a adormecer e pode promover um sono mais profundo.
9. Bonecas das preocupações da Guatemala
As bonecas são feitas à mão provenientes dos povos indígenas das terras altas da Guatemala. São feitas de madeira, arame ou tecidos coloridos e vestidas com roupas tradicionais. As bonecas costumam ser dadas a crianças ansiosas, que são incentivadas a contar as suas preocupações e medos à boneca. Antes de dormir, têm de a colocar debaixo da almofada. Acredita-se que o ato de contar as preocupações pode ajudar a pessoa a processar e a lidar com emoções difíceis.
Práticas de sono multiculturais
10. Infusão de camomila
A infusão de camomila tem sido usado tradicionalmente em culturas de todo o mundo, da Rússia à China e à Grã-Bretanha. É conhecida pelas suas capacidades calmantes, pois contém apigenina, uma substância química que se liga a recetores no cérebro e desencadeia sonolência e relaxamento. Tal torna a bebida uma ajuda natural para combater as insónias e outros distúrbios do sono. A camomila tem um efeito positivo significativo na qualidade do sono e no transtorno de ansiedade generalizada e deve ser consumido cerca de 45 minutos antes de dormir para aproveitar ao máximo os benefícios.
11. O quarto da família
Abraçar os filhos, o parceiro ou o animal de estimação pode ajudar a dormir. Um estudo de 2020 sobre a partilha de cama entre pais e filhos, parceiros, irmãos e animais de estimação verificou que a qualidade do sono era melhor.