Da China à América do Sul ou à Suécia, o site de saúde e bem estar Healthline reuniu 11 truques provenientes de todo o mundo para o ajudar a adormecer e a dormir melhor. Várias culturas de todo o mundo criaram as suas próprias rotinas para dormirem bem. Desde molhar os pés em água quente, às bonecas das preocupações e ao chá de camomila, saiba quais são os truques utilizados em vários países do mundo para um sono descansado. 

Este hotel no Alentejo nasceu para o ajudar a dormir melhor (e tem um quarto pensado para famílias)
Este hotel no Alentejo nasceu para o ajudar a dormir melhor (e tem um quarto pensado para famílias)
Ver artigo

China

1. Molhar os pés em água quente

Este truque da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma ótima maneira de relaxar os pés cansados. Pode colocar na água diferentes ingredientes calmantes, como óleos essenciais seguros para a pele, como o de lavanda e rosa. De acordo com a MTC, “a temperatura quente sinaliza o cérebro e o corpo para relaxarem, preparando o indivíduo para dormir.”

Molhar os pés em água quente
créditos: Unsplash

2. Tâmara vermelha

É usada na MTC para acalmar a mente e as emoções, estimulando um estado de espírito relaxado e um sono profundo. Segundo a MTC, “a tâmara-vermelha contém dois produtos químicos, saponinas e flavonoides, que reduzem a sensação de stress e, ao mesmo tempo, promovem o relaxamento”. Num ensaio clínico realizado em 2020, descobriu-se que a tâmara-vermelha teve um impacto positivo na melhoria da qualidade do sono.

Índia

3. Medicamentos fitoterápicos

Um medicamento fitoterápico é composto por plantas medicinais. A ashwagandha (ou cereja do inverno) é uma das ervas mais importantes da medicina tradicional do subcontinente indiano e é usada há milhares de anos para reduzir o stress e a ansiedade e para apoiar o tratamento de sintomas relacionados à saúde mental. A ashwagandha reduz o tempo que as pessoas demoram a adormecer, melhora a qualidade de sono e de vida e tem um impacto “pequeno, mas significativo” no sono, especialmente para aqueles diagnosticados com insónias.

Suécia 

4. Beber välling

Beber välling, uma mistura de leite com aveia, antes de dormir. É rico em nutrientes, saciante e é uma sugestão comum para potenciar a sonolência. Contém compostos conhecidos por apoiar ciclos de sono saudáveis, como a serotonina. O calor do leite e o ritual calmante também podem ajudar a provocar o sono.

Välling

5. Carne de alce

A carne de alce é rica em triptofano e a suplementação de triptofano, especialmente acima de uma grama, pode ajudar no sono.

Finlândia

6. Sauna 

Desfrutar de uma sauna à noite “aumenta a temperatura corporal, relaxa os músculos e, como resultado, deixa qualquer um com muito sono”. As saunas oferecem vários benefícios à saúde, nomeadamente para a depressão e ansiedade. É necessário beber bastante água durante uma sauna e, assim, “dormirá como um bebé”.

Sauna
créditos: Unsplash

Japão

7. A tradição do shikibuton

O shikibuton é um colchão japonês que se coloca no chão e que oferece benefícios para o sono e a saúde. Normalmente é feito com materiais ecológicos e naturais, como o algodão e a lã. Acredita-se que ajuda a prevenir ou a aliviar a dor lombar e fornece suporte para a coluna.

América do Sul e Central

8. O hábito das redes

As redes são vistas como uma opção legítima para dormir na América do Sul e Central. “A rede oferece duas coisas que são cruciais para a qualidade do sono: segurança e conforto”, diz o dono de uma loja de colchões. O balançar das redes encurta o tempo que se demora a adormecer e pode promover um sono mais profundo.

9. Bonecas das preocupações da Guatemala

As bonecas são feitas à mão provenientes dos povos indígenas das terras altas da Guatemala. São feitas de madeira, arame ou tecidos coloridos e vestidas com roupas tradicionais. As bonecas costumam ser dadas a crianças ansiosas, que são incentivadas a contar as suas preocupações e medos à boneca. Antes de dormir, têm de a colocar debaixo da almofada. Acredita-se que o ato de contar as preocupações pode ajudar a pessoa a processar e a lidar com emoções difíceis.

Bonecas das preocupações

Práticas de sono multiculturais

10. Infusão de camomila

A infusão de camomila tem sido usado tradicionalmente em culturas de todo o mundo, da Rússia à China e à Grã-Bretanha. É conhecida pelas suas capacidades calmantes, pois contém apigenina, uma substância química que se liga a recetores no cérebro e desencadeia sonolência e relaxamento. Tal torna a bebida uma ajuda natural para combater as insónias e outros distúrbios do sono. A camomila tem um efeito positivo significativo na qualidade do sono e no transtorno de ansiedade generalizada e deve ser consumido cerca de 45 minutos antes de dormir para aproveitar ao máximo os benefícios.

Chá de Camomila
créditos: Unsplash

11. O quarto da família

Abraçar os filhos, o parceiro ou o animal de estimação pode ajudar a dormir. Um estudo de 2020 sobre a partilha de cama entre pais e filhos, parceiros, irmãos e animais de estimação verificou que a qualidade do sono era melhor.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.