É nos dias mais frios (ou quentes) que sentimos em força o impacto que o ambiente pode ter na nossa pele — principalmente se forem poucos (ou nenhuns) os cuidados que temos diariamente com o maior órgão do nosso corpo.

Apesar de estarmos informados desde jovens sobre o impacto que a falta de cuidados pode ter, a verdade é que há quem só se comece a preocupar com o tema quando começam a surgir as primeiras rugas e marcas de envelhecimento.

10 manteigas de corpo a partir de 3,99€ para ter uma pele de seda (mesmo com este frio)
10 manteigas de corpo a partir de 3,99€ para ter uma pele de seda (mesmo com este frio)
Ver artigo

"Quanto mais cedo adotarmos estes hábitos, mais eficazmente protegemos a pele das agressões externas, e menor o dano cutâneo cumulativo. É mais fácil e eficaz manter a pele bonita e saudável evitando as agressões externas, do que tentando corrigir os danos acumulados", explica a dermatologista Helena Toda Brito à MAGG. 

Tanto no inverno como no verão, há alguns cuidados que devemos ter em consideração para proteger a nossa pele das agressões. "No inverno a pele tende a ficar mais seca, podendo ser necessário um reforço da hidratação, e no verão a intensidade da radiação solar é superior, sendo importante redobrar os cuidados com a proteção solar", acrescenta a especialista. 

Ainda assim, tanto a hidratação como a proteção solar são cuidados que devemos ter todo o ano. De acordo com Helena Toda Brito, estes são os cinco cuidados básicos a adotar diariamente. 

1 - Limpeza

"Uma limpeza adequada é essencial para remover a sujidade, sebo (oleosidade natural da pele), restos de maquilhagem, transpiração, poluição e células mortas da superfície da pele."

2 - Hidratação

"A aplicação de creme hidratante ajuda a pele a reter hidratação e, dessa forma, ter não só uma aparência mais suave e bonita, como também desempenhar mais eficazmente a sua função de barreira protetora contra as agressões externas."

3 - Esfoliação

"A esfoliação remove as células mortas da superfície da pele, ajudando a desobstruir os poros e a tornar a pele mais macia e luminosa."

4 - Proteção solar

"Proteger a pele do sol é importante não só para diminuir o risco de queimaduras solares e cancro de pele, como também para evitar o fotoenvelhecimento (envelhecimento acelerado provocado pela exposição solar)."

5 - Estilo de vida saudável

"Alimentação saudável, sono reparador, exercício físico ou controlo do stresse são fatores que contribuem não só para a saúde em geral, como também para a saúde da pele."

Além de tornarem a pele mais bonita, estes são hábitos que ajudam a atrasar o envelhecimento.

"Devem ser mantidos tanto no inverno como no verão, porque as necessidades básicas da pele são as mesmas ao longo de todo o ano, embora com alguma variabilidade consoante as estações do ano, podendo justificar-se um ajuste nos cuidados com a pele", remata a dermatologista, frisando ainda que "cuidando da pele e evitando os fatores de envelhecimento conhecidos, é possível atrasar o envelhecimento e manter a pele bonita e saudável por mais anos."

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.