"Desculpa mandar áudio, mas é mais fácil assim". Apostamos que já disse ou já ouviu esta frase quando utiliza o WhatsApp. Mas se enviar uma mensagem áudio pode realmente ser mais simples para quem envia, nem sempre quem recebe tem as condições ideais — desde paciência ao local onde se encontra — para a ouvir. Para isso, a Meta, empresa detentora da popular aplicação, encontrou a solução ideal: uma funcionalidade que transcreve os áudios automaticamente.

WhatsApp vai passar a ter nomes de utilizador. Conheça as mudanças que chegam nos próximos dias
WhatsApp vai passar a ter nomes de utilizador. Conheça as mudanças que chegam nos próximos dias
Ver artigo

Com esta nova ferramenta, todos os áudios poderão ser transformados em texto, que aparecerá logo abaixo do som, para que a conversa não seja interrompida, escreve o "Jornal de Notícias".

A útil atualização vai ser disponibilizada nas próximas semanas para todos os utilizadores, em quatro idiomas: inglês, português, espanhol e russo. No entanto, a Meta já prometeu acrescentar mais idiomas à lista nos próximos meses.

Para utilizar esta transcrição de mensagens de voz, é preciso ativá-la no seu telefone. Por definição, a ferramenta estará desativada, logo deve abrir as definições do WhatsApp, aceder a Conversas e ativar a opção relativa às transcrições, e escolher o idioma. Para ver as transcrições, deve pressionar a mensagem recebida até aparecer a opção Transcrever. O texto poderá demorar um pouco a ficar disponível, e é possível que contenha incorreções.

Assim que a mensagem ficar transcrita, o destinatário poderá ver o texto, que não vai aparecer na conversa do remetente. A Meta garantiu também que as mensagens de voz pessoais vão continuar protegidas: ninguém poderá ouvi-las (nem ver as transcrições), o que também inclui o WhatsApp.