Conan O'Brien é o apresentador da 97.ª edição dos prémios da Academia e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Aos 61 anos, o apresentador sucede a Jimmy Kimmel, que conduziu as cerimónias nos últimos dois anos (além de, anteriormente, ter sido anfitrião dos Óscares em 2017 e 2018).

Uma estreia para O'Brien, que conta com uma carreira com quase quatro décadas, primeiro como guionista, depois como apresentador de programas de entretenimento televisivo, onde esteve entre 1993 e 2021, sempre na faixa horária do late night, tendo apenas mudado de estação uma vez (da NBC para a TBS). Em 2015, após a reforma de David Letterman, tornou-se o apresentador mais longevo na mais prestigiada faixa horária da televisão norte-americana.

Desde que saiu do ecrã, com o fim do talk show "Conan", O'Brien tem-se dedicado ao podcast "Conan O'Brien Needs a Friend" onde recebe convidados famosos e também anónimos e partilha com os milhões de fãs que tem um pouco por todo o mundo o seu estilo de humor desconcertante. Em abril deste ano, estreou na plataforma de streamig MAX "Conan Must Go", formato de viagens onde o apresentador, em quatro episódios, mostra a sua estadia na Noruega, Argentina, Tailândia e Irlanda. O programa já foi renovado para uma segunda temporada.

Conheça 5 curiosidades sobre Conan O'Brien

1. O melhor aluno da turma e um percurso académico brilhante

O apresentador já falou publicamente sobre a sua ascendência católica e irlandesa. Tanto os avós paternos como os maternos emigraram da Irlanda para os Estados Unidos em meados do século XIX, fazendo dele um norte-americano com ascendência 100% irlandesa. Filho de Thomas Francis O'Brien, epidemiologista e reputado professor de Medicina em Harvard, e de Ruth O'Brien, advogada (ambos ainda vivos), Conan tem cinco irmãos. Cresceu em Brookline, no estado do Massachusetts, e foi sempre um aluno exemplar.

Conan O'Brien fotografado em Harvard
Conan O'Brien fotografado em Harvard Conan O'Brien fotografado em Harvard créditos: Reddit

Foi o melhor aluno do seu ano no final do ensino secundário, tenho depois feito um percurso académico brilhante na Universidade de Harvard, onde se licenciou magna cum laude ("com honras execionais") em História e Literatura. As suas primeiras experiências na escrita acontecem ainda na faculdade, tendo feito parte da "Harvard Lampoon", conhecida revista humorística.

2. Foi guionista no "Saturday Night Live" e nos "Simpsons"

Em 1985, Conan consegue os primeiros trabalhos como guionista para formatos de televisão. A sua primeira grande oportunidade acontece em 1988, quando Lorne Michaels, fundador do "Saturday Night Live", o contrata para a equipa que, semanalmente, escreve os sketches de humor.

Lança-se na aventura de escrever uma sitcom, "Lookwell", que não passou do episódio-piloto e, em 1991, despede-se do "Saturday Night Live". Esteve desempregado pouco tempo, tendo sido contratado para fazer parte do grupo de guionistas dos "Simpsons". Em 1993, também por convite de Lorne Michaels, Conan sucede a David Letterman no "Late Night" da NBC, formato que apresentaria até 2009.

"Em 1993, tomou uma das decisões mais arriscadas e ridículas da história do meio televisivo, quando pegou num guionista totalmente desconhecido e sem experiência televisiva e problemas de pele e atirou-o para o pequeno ecrã. Ele sempre me disse 'tenho fé em ti'. Ele é o único responsável pela minha carreira", disse Conan O'Brien em 2009, quando se preparava para abandonar o "The Late Show".

3. A guerra com Jay Leno pelo "The Tonight Show"

Para entender a dimensão da troca de apresentadores do horário noturno da NBC e as consequências que teve, é preciso perceber que nos estamos a referir a uma época em que as redes sociais estavam a dar os primeiros passos e a televisão ainda tinha um impacto significativo na cultura pop.

Em 2001, para tentar manter Conan O'Brien na estação, a NBC renovou-lhe o contrato, prometendo-lhe que seria o próximo apresentador do "The Tonight Show" em 2009, sucedendo assim a Jay Leno. Leno, líder de audiências, só soube deste acordo em 2004. Chegados a 2009, ano em que deveria acontecer a passagem de testemunho, e vendo-se na iminência de perder uma das estrelas, a NBC tenta remediar a situação. Jay Leno ficaria com um programa depois dos noticiários e Conan O'Brien conduziria, como acordado, o "The Tonight Show".

A decisão foi um desastre, as audiências caíram a pique e, num novo volte face, a estação de televisão volta a colocar Leno no horário de late night e 'empurra' o programa de Conan O'Brien para depois da meia-noite.

Conan O'Brien e Jay Leno
Conan O'Brien e Jay Leno Conan O'Brien e Jay Leno créditos: NBC

A decisão foi duramente criticada pelo público e Conan O'Brien disse publicamente que não queria fazer parte da "destruição" do "The Tonight Show", programa de entretenimento estreado em 1954 e que existe até aos dias de hoje, com Jimmy Fallon na apresentação.

A NBC e o apresentador chegaram a acordo de rescisão de contrato. Conan O'Brien e respetiva equipa receberam uma indemnização de 45 milhões de dólares (42,6 milhões de euros), com a condição de que o apresentador ficasse sete anos fora do pequeno ecrã. Jay Leno continuou no "The Tonight Show" até 2014, ano em que se reformou.

4. Namorou com Lisa Kudrow, a Phoebe de "Friends"

Amigos há mais de 30 anos, Lisa Kudrow e Conan O'Brien conheceram-se no The Groundlings, escola e grupo de comédia de improviso de Los Angeles. Quando Conan O'Brien se muda para a costa oeste dos Estados Unidos, compra um apartamento com a ajuda de Lisa Kudrow. Acabam por namorar e foi a atriz, que viria mais tarde a integrar o elenco da série "Friends", quem incentivou o então guionista a atuar ao invés de se limitar à escrita. O apresentador e a atriz estiveram juntos entre 1988 e 1993.

Conan O'Brien com Lisa Kudrow
Conan O'Brien com Lisa Kudrow Conan O'Brien com Lisa Kudrow créditos: Instagram

Em 2019, Kudrow marcou presença no podcast "Conan O’Brien Needs a Friend" e o apresentador revelou ter tido ciúmes de Matthew Perry, o Chandler da série "Friends", que morreu em outubro de 2023. "Começaste a fazer a série e ligaste-me, e estavas completamente embevecida pelo Matthew. E dizias 'ele é tão engraçado!', e parte de mim ficou com ciúmes", disse O'Brien. Conan O'Brien é casado com Liza Powel desde 2002, com quem tem dois filhos: Neve, de 21 anos e Beckett, de 19.

5 - Foi perseguido e ameaçado por um padre

David Ajemian, um padre de Boston, foi detido em 2007, acusado de perseguir e assediar Conan O'Brien. A detenção aconteceu quando tentou entrar na gravação do "Late Night with Conan O'Brien", no edifício Rockefeller Center, em Nova Iorque. Ajemian, que viria a ser suspenso pela arquidiocese de Baltimore, enviava cartas a Conan O'Brien e ao pais do apresentador, nas quais assinava "padre stalker". Ajemian descrevia nas missivas a sua frustração por não conseguir um lugar na plateia do programa, tendo chegado a escrever: "é assim que tratas os teus fãs mais perigosos? Estás a dever-me à grande, meu", cita o "The New York Times".

Em 2008, declarou-se culpado para evitar julgamento e fez um pedido de desculpas público a Conan O'Brien e à respectiva família, comprometendo-se a manter-se longe destes durante dois anos, noticiou a Reuters na altura.