Em 2021, Dalila Carmo saía da TVI, e não nos melhores termos. "Houve realmente um elo afetivo que se partiu, porque aquele canal não foi correto comigo e eu acho que não merecia", disse na altura, ao jornal "Sol". A atriz terminava uma relação contratual de 21 anos e, meses depois, rumava à SIC, onde participou na novela "Por Ti".
Agora, um ano e meio depois, está de volta à estação de Queluz de Baixo. A 20 de outubro, o anúncio da coprodução internacional "João Sem Deus", com a participação de Dalila Carmo, dava a entender que a poeira tinha assentado entre a estação e a atriz. Agora, o que poderia ser apenas uma colaboração esporádica, é assumido como um regresso. De papel assinado e tudo.
"É bom regressar a uma casa que já senti como minha durante tanto tempo, e com a qual sempre tive tanta cumplicidade e relações generosas de compromisso, confiança e lealdade. (...) Regresso com as mesmas convicções e prioridades de sempre (mais afinadas confesso), porque há frequências de criatividade que, cada vez mais, é preciso recuperar. Quero ser e fazer parte da mudança. Queremos retomar agora o que foi interrompido, de laços reforçados e objectivos claros", escreveu a atriz na rede social Instagram.
Já a TVI, que divulgou imagens da assinatura do contrato, na qual estiveram presentes Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz, anunciou em comunicado o regresso de Dalila Carmo "para integrar futuros formatos de ficção da estação."
"A série 'Pecado', transmitida em 2020, foi a última em que a atriz esteve presente nos ecrãs da TVI. Em 2023, com a coprodução internacional 'João sem Deus', uma parceria entre a TVI e o Canal Brasil, o nome de Dalila Carmo volta à antena do canal, que desta forma integra o primeiro de muitos projetos.", pode ler-se na missiva enviada pela estação de Queluz de Baixo.