Este sábado, 11 de março, aconteceu a final do Festival da Canção 2023, que determinou o artista que vai representar Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio, no Reino Unido. A grande vencedora foi Mimicat, com o tema "Ai Coração".
Depois da votação dos júris regionais, houve um empate entre Mimicat e Edmundo Inácio, que trouxe a canção "A Festa". Foi o público que desempatou e atribuiu a vitória a Mimicat, colocando Edmundo Inácio em segundo lugar.
A vencedora da edição do ano passado, MARO, entregou o troféu a Marisa Mena, de 38 anos. "Ai Coração" foi composta há cerca de uma década por Mimicat, menciona o "Observador". A noite foi conduzida por Filomena Cautela, Vasco Palmeirim, Inês Lopes Gonçalves e Wandon Lisboa.
A final contou com atuações de Salvador Sobral, David Fonseca, MARO e também dos Jesus Quisto, a banda criada na série "Pôr do Sol", constituída por Diogo Amaral, Mafalda Marafusta, Cristóvão Campos, André Pardal e Madalena Almeida. Subiram ao palco para cantar "For Win the Festivals".
O ranking final do Festival da Canção de 2023
1. Mimicat, "Ai Coração"
2. Edmundo Inácio, "A Festa"
3. Cláudia Pascoal, "Nasci Maria"
4. Bárbara Tinoco, "Goodnight"
5. Ivandro, "Povo"
6. Dapunksportif, "The World Needs Therapy"
7. Voodoo Marmelade, "Tormento"
8. You Can't Win, Charlie Brown, "Contraste Mudo"
9. Churky, "Encruzilhada"
10. Neon Soho, "Endless World"
11. SAL, "Viver"
12. Inês Apenas, "Fim do Mundo"