Se o assunto "casas" lhe fascina, não procure mais o que ver. A MAGG reuniu uma lista de 10 séries relacionadas com o ramo imobiliário — desde propriedades de luxo a reality shows com consultores imobiliários. As sugestões em causa também são relevantes no caso de se interessar por arquitetura ou por design de interiores.
A lista construída pela MAGG contém conteúdos atualmente disponíveis em plataformas de streaming Netflix, a Amazon Prime Video e a Apple TV+.
Com os programas presentes na seguinte lista, vai poder conhecer o mercado imobiliário de luxo em diferentes pontos do globo ou testemunhar as habitações mais diferentes, criativas e excêntricas.
"Million Dollar Beach House" (Netflix)
"Million Dollar Beach House" explora propriedades que valem milhões de dólares. No caso, este reality show centra-se no mercado dos Hamptons, um famoso destino de férias para os mais abastados, situado no estado de Nova Iorque. A primeira temporada está disponível na Netflix desde 2020 e é composta por seis episódios com cerca de meia hora.
Além de abrir a porta destas casas, o programa dá a conhecer parte da vida pessoal dos consultores imobiliários que nele participam. São jovens consultores pertencentes à Nest Seekers International, empresa do ramo imobiliário, que vão tentando vender as casas em questão.
"Selling Sunset" (Netflix)
Este reality show explora o mercado imobiliário de luxo em Los Angeles e as vidas das consultoras imobiliárias do Oppenheim Group, agência imobiliária também de luxo. Dado o sucesso do programa, que existe apenas desde 2019, a quinta temporada já foi confirmada.
Até à data, a Netflix disponibilizou 34 episódios de "Selling Sunset". A cada temporada que passa, o foco muda mais das casas para a vida, as brigas, as intrigas e as relações das consultoras da agência localizada em Los Angeles.
"Imóveis de Luxo em Família" (Netflix)
Este programa acompanha a vida de uma família francesa cujos elementos trabalham todos no setor imobiliário. Juntos, os quatro irmãos e os pais viajam por França (e não só) à procura de soluções para clientes exigentes. Apesar de nem sempre terem trabalhado este mercado de luxo, encontraram nas casas o seu sustento.
Pode assistir à primeira temporada de "Imóveis de Luxo em Família" na Netflix. Disponíveis desde maio deste ano, os cinco episódios têm cerca de uma hora e acompanham a família Kretz nos altos e baixos do negócio em que se encontram inseridos.
"Casas Visionárias" (Apple TV+)
São as habitações mais criativas do mundo, de acordo com a Apple TV+, que aloja esta série documental. Além de revelar as casas, o programa apresenta "os visionários que desafiam os conceitos convencionais de 'casa' e repensam a forma como vivemos".
"Casas Visionárias" tem nove episódios de meia hora na Apple TV+, desde abril de 2020. Suécia, Chicago, Bali, Hong Kong, Maine, Índia, Austin, Malibu e México são os locais onde estão situadas estas inovações. Já imaginou viver dentro de uma estufa ou numa casa construída apenas a partir de bambu? Estes proprietários já, e colocaram-no em prática.
"The World's Most Amazing Vacation Rentals" (Netflix)
Três viajantes — Jo Franco, Megan Batoon e Luis Ortiz — percorrem casas de férias pelo mundo, concedendo dicas e truques para todas as carteiras. As casas mostradas neste reality show podem ser arrendadas em plataformas como a Airbnb e estão situadas em locais como Bali, Alasca, Miami, Caraíbas, México, Bahamas e Califórnia.
Apesar de ter ficado disponível em junho de 2021, a popularidade do programa valeu-lhe uma segunda temporada ainda este ano. Assim, "The World's Most Amazing Vacation Rentals" dispõe de duas temporadas, cada uma com oito episódios de meia hora. Aproveite para escolher o seu próximo destino de férias.
"The World's Most Extraordinary Homes" (Netflix)
Em "The World's Most Extraordinary Homes", o arquiteto premiado Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin, entusiasta do imobiliário, viajam pelo mundo em busca de casas cuja beleza é pouco convencional. A série pertence à BBC Two e está na Netflix desde 2019, onde se encontram 12 episódios de entre 45 minutos a uma hora.
Os apresentadores visitam as casas mais fora do comum, como por exemplo abaixo do chão ou em montanhas. Um dos episódios da segunda temporada foi gravado em Portugal. Durante o mesmo, são mostradas casas em Cascais, em Grândola, no Parque Peneda-Gerês e na Serra da Estrela.
"Stay Here" (Netflix)
Uma designer e um especialista em imobiliário ensinam a tornar uma propriedade de arrendamento de curta duração numa obra-prima que seja rentável. Disponível desde 2018, "Stay Here" mostra casas nos Estados Unidos cujos proprietários querem renovar para poderem obter retorno.
A dupla transforma estes locais com várias melhorias, fazendo com que os mesmos possam ser arrendados por terceiros. Os oito episódios de meia hora que compõem a primeira temporada podem ser vistos na Netflix (e, num deles, a renovação é feita num barco).
"Casas de Luxo Sydney" (Amazon Prime Video)
Sydney, na Austrália, está no topo no que toca a casas de luxo no mercado imobiliário. Também em jeito de reality show, os consultores trabalham com propriedades que valem milhões e competem entre si para as vender (como moradias incríveis com praias privadas).
Em seis episódios, "Casas de Luxo Sydney" mostra também a vida luxuosa da elite do imobiliário de Sydney. Não dá a conhecer apenas os grandes carros dos consultores, mas também os seus problemas pessoais com a família, as amizades e os namoros.
"Amazing Interiors" (Netflix)
"Amazing Interiors" vem relembrar que as aparências iludem. Esta série reúne casas que, vistas por fora, aparentam ser normais e comuns, mas que, na verdade, têm interiores excêntricos — desde aquários, montanhas russas ou museus. Cada episódio mostra três casas banais por fora e únicas por dentro.
Na Netflix desde 2018, a série com dez episódios (cada um com menos de meia hora) não tem apresentador nem narrador e acompanha o processo de renovação destes espaços do início ao fim.
"Tiny House Nation: O Mercado das Casas Pequenas" (Netflix)
Em "Tiny House Nation: O Mercado das Casas Pequenas", dois peritos em renovação ajudam famílias a adaptarem-se a um estilo de vida com menos espaço, em casas bastante pequenas (nenhuma com mais de 46m²). A série existe desde 2014, época em que era produzida pelo canal FYI, mas está na Netflix desde 2019.
Com 14 episódios disponíveis, esta série, que decorre nos Estados Unidos, mostra como se pode arrumar grandes quantidades em espaços pequenos e como se pode viver com menos.