A casa mais vigiada do País perdeu mais um concorrente na noite de segunda-feira, 3 de fevereiro. Depois de ter sido salvo com 53% dos votos no domingo, 2, João Ricardo decidiu abandonar a casa do “Secret Story - Desafio Final” e fê-lo durante o Especial conduzido por Cláudio Ramos, deixando todos os colegas e o apresentador em lágrimas. O concorrente, visivelmente emocionado, não conseguiu esconder que lhe tinha “saído um peso” de cima no momento em que tomou a decisão.
“Após alguns dias bastante intensos, decido abandonar o jogo”, começou por dizer João Ricardo no confessionário a Cláudio Ramos. “Mas antes disso tudo, eu gostava só de deixar algumas palavras a quem me apoiou desde o dia 15 de setembro. A palavra de ordem, e o Cláudio deixou-me com essa palavra na orelha ontem, é gratidão. Gratidão a toda a gente que me apoiou desde o dia 15, que me disponibilizou tudo o que tive ao meu alcance para eu permanecer o máximo de tempo possível, gratidão ao Cláudio que me convidou em direto no ‘Dois às 10’”, disse o agora ex-concorrente.
João Ricardo entrou no dia 15 de setembro na oitava edição de “Casa dos Segredos”, e saiu a poucos dias da final, ficando em sétimo lugar. Uma semana depois, a 5 de janeiro, voltou a entrar dentro da casa mais vigiada do País para o “Desafio Final”, mas foram várias as vezes que confessou estar cansado e perdido no jogo. “Faltam-me palavras porque o cansaço é evidente”, acrescentou. Cláudio Ramos confessou a João Ricardo que o concorrente é “um extraordinário jogador” e “daqueles que dá tudo”. “Está cansado e é perfeitamente legítimo. Não considere a sua desistência uma fraqueza”, disse o apresentador.
“Foi algo que eu vim a arrastar e a empurrar com a barriga, primeiro por respeito a todos os telespectadores, aqueles que gostam, os que não gostam e os que me apoiam. Depois foi uma luta interna comigo mesmo, sou bastante exigente comigo mesmo e é um orgulho enorme pertencer a um projeto que ganha todos os dias”, acrescentou João Ricardo. “Saio daqui com o coração cheio e tenho a certeza que tenho a porta desta casa aberta para sempre (...). Tentei lutar com tudo o que tinha. Custa muito”, finalizou, visivelmente emocionado.
Na sala, João Ricardo anunciou a sua decisão ao grupo, e a maioria não ficou indiferente. Inês Morais, Joana Diniz e Daniela Santos foram algumas das concorrentes que começaram a chorar assim que o concorrente disse que se ia embora, e João Ricardo mostrou-se abatido com o anúncio, não conseguindo acabar o seu raciocínio. O grupo foi até ao centro da sala para o abraçar e, nas despedidas, o concorrente pediu desculpa a Joana Diniz por se ir embora, uma vez que os dois tinham criado uma amizade que foi bastante comentada nas redes sociais.
“Há uns anos atrás eu ouvi um velho sábio que dizia e pedia para nós sermos felizes. Esse velho sábio é do mundo da televisão e eu, neste momento, não consigo ser feliz. Eu sei que vocês me apoiam sempre, mas neste momento eu não consigo dar mais de mim”, disse João Ricardo. “Eu sei que quis adiar este momento tanto quanto possível. Eu só quero dizer-lhe que tenho muito orgulho em ter feito este caminho consigo. Estou consciente de que tenho aqui à minha frente um grande homem e um grande concorrente”, rematou a Voz.