Na troca de papéis na apresentação dos programas da TVI, Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz conduziram o diário do reality show "O Amor Acontece", onde foi abordado o tema do aspeto físico. O apresentador deu ênfase aos comentários das concorrentes Marlene e Helena, relativamente aos corpos dos respetivos pretendentes.
Durante a emissão do diário de quarta-feira, 14 de julho, foram transmitidas as imagens onde observamos as críticas das concorrentes. Na casa da serra, Helena e Alexandre preparam-se para ir para a piscina quando a concorrente de 55 anos comenta que é engraçado o concorrente de 52 anos fazer bastante desporto, no entanto, ter uma "barriguinha". Em privado, Helena comenta que "as pessoas têm que estar como gostam e como são felizes". Veja aqui o vídeo.
Na casa da praia, Marlene e Hugo aproveitam uma das grandes vantagens que a experiência apresenta — uma praia deserta. Durante uma conversa, o casal apercebe-se que viajar é algo que têm em comum. No entanto, a concorrente de Benavente voltou a reforçar que Hugo não é o seu par ideal, ao criticar o seu aspeto físico.
Em privado, Marlene afirma que "[Hugo] transmite ser uma pessoa tranquila, com boa vibe e ser uma pessoa que também vem à descoberta". "Às vezes tento conhecer as pessoas e lá está, o físico depois não coincide com a personalidade que é o que me acontece muitas vezes". Veja aqui o momento.
No diário, o apresentador notou que os comentários em relação ao desconforto com o corpo partem maioritariamente das mulheres e que este é um tema que lhe diz muito. Em conversa, Cláudio Ramos questionou se as comentadoras não acharam que Alexandre sentiu que Helena era "demasiado para a sua camioneta" no primeiro momento que a viu.
Após ter criticado as concorrentes, o apresentador confessou que não gostaria de ter um pretendente que fosse o oposto daquilo que ele pretendia. "Se eu escolho um homem sem barriga e escolhem-me um homem com barriga, à partida já fica a coisa...", admitiu Cláudio Ramos. Veja aqui o vídeo.