Cantora, compositora, atriz em teatro, em televisão e em musicais — e a lista continua. Aos 40 anos, Vanessa Silva é uma das novas moradoras da casa do "Big Brother Famosos". Natural da Ajuda, em Lisboa, revelou-se uma verdadeira artista desde muito cedo.

Vanessa tinha seis anos quando começou a cantar. Fazia-o numa coletividade perto de casa. Com uma avó que cantava, um tio fadista e uns pais com uma casa de fados, eram claras as suas ligações à música. Enquanto criança, desejava tornar-se bailarina, algo para o qual chegou a estudar. O destino passaria, sem dúvida, pelo mundo das artes, mas não tanto pela dança.

Com 15 anos, já cantava em bares e participava em programas televisivos. Apesar de ser cantora, Vanessa não tem qualquer formação musical. Ainda assim, chegou até a ter uma banda, os Culto Oculto. Enveredou pela representação, tendo estudado na Escola Profissional de Teatro de Cascais.

Concursos de talentos: de concorrente a jurada

Aos 17 anos, a lisboeta concorreu ao "Chuva de Estrelas", programa de talentos no qual conseguiu o terceiro lugar. No ano seguinte, continuou nos concursos de talentos, desta feita no "Cantigas de Rua", da SIC. Em 2003, participou na novela "Saber Amar".

Também em 2003, esteve no reality show da TVI "Academia de Estrelas", onde os concorrentes viviam juntos e as galas eram também ao domingo. Ao cantar o tema "Papel Principal", de Adelaide Ferreira, com quem dividiu o palco, conquistou (novamente) o terceiro lugar do pódio.

Tornou-se cantora residente do programa "Fátima", da SIC, conduzido por Fátima Lopes, tendo posteriormente assumido o mesmo cargo noutras produções da estação de Paço de Arcos — e não só. Vanessa foi também cantora residente do Casino Estoril, durante mais de dois anos, e da discoteca Trumps, entre 2007 e 2014.

A artista participou não uma, não duas, mas três vezes no "Festival da Canção" da RTP. Concorreu pela primeira vez em 2007, em conjunto com o cantor Henrique Feist, com o tema "Além do Sonho", tendo ficado classificada em terceiro lugar. Voltou no ano seguinte, desta vez a solo, e com a canção "Do Outro Lado da Vida", com a qual conquistou o sétimo lugar. Em 2010, ano da terceira participação, foi finalista com tema "Alvorada", voltando a atingir o terceiro lugar no pódio.

Em 2012, conseguiu finalmente o primeiro lugar, neste caso no programa "A Tua Cara Não Me É Estranha: Duetos". O seu par era FF, sendo que venceram a edição graças a uma interpretação de Céline Dion e Andrea Bocelli. Passou para o outro lado enquanto jurada no programa de talentos "All Together Now", da TVI, em 2021, e está agora no reality show "Big Brother Famosos".

Musicais em terra e também em mar

Enquanto atriz, também o seu repertório de teatro e musicais é vasto. "O Melhor de La Féria", "Fame", "Judy Garland - O Fim do Arco-Íris" e "Uma Noite em Casa de Amália" são apenas algumas das produções que contaram com o seu talento. Depois de participar no musical "High School Musical" e de encarnar Sininho no musical "Peter Pan", foi Velma Kelly em "Chicago", um dos musicais com mais sucesso pelo mundo inteiro. Em cena em 2021, contou com a encenação de Diogo Infante.

Além de ter atuado ao lado da cantora Anastacia para todo o Altice Arena em 2004 e de ter feito um dueto com Bryan Adams em 2012, em pleno Rock in Rio, compôs para vários artistas, como o DJ Diego Miranda. E o currículo não fica por aqui: Vanessa Silva chegou a tirar um curso de maquilhagem e a cantar em cruzeiros.

"Big Brother Famosos". Cantora Vanessa Silva e piloto Bernardo Sousa são concorrentes
"Big Brother Famosos". Cantora Vanessa Silva e piloto Bernardo Sousa são concorrentes
Ver artigo

A estreia foi na Royal Caribbean Cruises, uma das maiores empresas de cruzeiros a nível global. Depois disso, esteve também a bordo dos navios "Brilliance Of the Seas", "Navigator Of the Seas" e, mais recentemente, em 2018, "Explorer Of the Seas". Em todos eles, cantou e encenou durante meses.

Vanessa Silva foi casada, durante oito anos, com o artista Eduardo Marques, que lhe terá deixado algumas dívidas. "Juntei-me em 2000 (...) Esse casamento foi uma coisa e, quando acabou, foi ainda pior. Muita coisa ficou por pagar — que eu não sabia sequer que existia — e ficou no meu nome", disse, já no reality show da TVI, como cita a revista "VIP". O casal separou-se e, mais tarde, a cantora voltou a casar, desta vez com o bailarino Pedro Bandeira. Hoje, namora com o também artista Miguel Amorim.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.