O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais de 80 concelhos em perigo máximo de incêndio para esta terça-feira, 23 de agosto, prevendo que este alerta, com especial enfoque nas regiões rurais, se estenda pelo menos até ao próximo sábado, 27.

Estão em causa mais de 80 concelhos dos distritos de Vila Real, Aveiro, Bragança, Guarda, Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro. As temperaturas máximas deverão atingir os 39ºC em Castelo Branco e os 28ºC em Aveiro, de acordo com o IPMA.

Temperaturas voltam a subir em Portugal. Afinal, o que é uma onda de calor?
Temperaturas voltam a subir em Portugal. Afinal, o que é uma onda de calor?
Ver artigo

O perigo de incêndio, consoante o que o IPMA avalia, tem cinco níveis (de reduzido a máximo). São analisadas a temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas, tal como indica a "CNN Portugal".

Para esta terça-feira, o IPMA prevê céu pouco nublado no continente, exceto na faixa costeira, onde estará muito nublado. É possível que cheguem a ocorrer alguns aguaceiros dispersos em zonas montanhosas e até trovoadas secas. O vento será geral, mas fraco.

A temperatura mínima deverá subir, principalmente nas regiões norte e centro. Aveiro e Leiria, por exemplo, contarão com 16ºC como o mínimo representado nos termómetros. Já para a zona sul está prevista uma descida da temperatura máxima, mas nada de muito expressivo.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.