Fins de semana ou férias na praia, com direito a banhos na piscina são sinónimo de descanso, sol e calor. No entanto, é também no verão estamos expostos a múltiplas agressões exteriores e, como dizia António Variações, o corpo é que paga. E embora falemos muito sobre os cuidados cutâneos, não é só a pele que sofre — também o cabelo merece cuidados redobrados.
Não é apenas a exposição solar sem proteção que pode danificar os fios. O contacto com a água do mar e piscinas, em que as quantidades de sal e cloro são abundantes, também são os maiores inimigos dos fios, que ficam cada vez mais frágeis à sua conta. Isto porque a cutícula (a camada mais externa do fio de cabelo) fica enfraquecida, mais fina e quebradiça.
Mas não há que temer o pior, porque existem produtos para manter o cabelo bonito e cuidado – e não com um aspeto baço, ressequido e, essencialmente, a pedir socorro. Já aqui lhe demos algumas sugestões de champôs que são ótimos aliados no combate dos danos pós-praia, mas os cuidados começam enquanto ainda está com os pés na areia.
Porque a agressão solar é um dos grandes problemas durante o tempo quente, a utilização de protetores solares específicos para o cabelo é mais do que recomendada. A hidratação também deve ser reforçada, algo que pode ir fazendo quando ainda está na praia, visto que o mercado está cheio de condicionadores bifásicos, perfeitos para ir aplicando entre mergulhos.
Por isso, temos várias sugestões para si. Do protetor solar fluído da René Furterer, que conta com óleo de sésamo que proporciona proteção natural dos raios do sol e é combinado com um filtro UV, ao banho de óleo da Phyto, composto por cinco óleos vegetais sublimadores que vão nutrir e fortificar o cabelo, passando por opções da Lazartigue ou da Wella, espreite o que dará jeito ter no saco de praia.